Elos no Canteiro Mais Cultura é um processo de mobilização para a implementação dos Espaços Mais Cultura e das Bibliotecas Mais Cultura. O programa que está dividido em três momentos, entra agora na fase Mão na Massa, quando os moradores das comunidades materializam sonhos coletivos através da construção ou reforma de espaços públicos.
A etapa começou na comunidade Tapanã, em Belém, começou com alguns obstáculos e dificuldades, mas nada parou uma comunidade com muita vontade de transformação!
O encontro de construção da maquete foi adiado, o que parecia motivo de frustração acabou se mostrando uma estratégia de fortalecimento da comunidade: na noite prevista ao invés de construção da maquete, um encontro de realinhamento. Estar juntos e lembrar as motivações da cada um e de todos, deu ao grupo uma super energia, e muita vontade de fazer acontecer o projeto sonhado!
No dia seguinte quem fazia a mobilização era uma gente animada, com brilho no olho… Irresistível! Resultado: no final do dia, além de muita gente para participar na reunião a comunidade de Tapanã já contava com recursos materiais essenciais para iniciar a Mão na Massa! Existe forma melhor de começar a sonhar? Muitas idéias apareceram na maquete e essas idéias e sonhos vieram somados a muito comprometimento.
A Mão na Massa aconteceu em uma praça enorme na comunidade com a participação de vários recursos e talentos. Teve apresentação do grupo de capoeira e os talentos culinários prepararam Charque e mingau de arroz para os participantes.
No final do dia moradores, universitários e representantes do governo local e federal celebraram as realizações.
Alimentados por tanta realização e com os corações nutridos pela celebração e força de fazer juntos, os moradores compareceram à reunião de futuro, que foi rica de participação de vozes de reconhecimento e compromisso. Uma dessas vozes foi a da Do Carmo, que emocionou e traduziu o sentimento que enchia o ar:
“Quando a equipe veio apresentar o projeto fiquei desacreditada com o que poderia acontecer, mas quando vi o resultado de ontem (domingo) na praça, sei que temos mais forças para correr atrás dos sonhos e juntos podemos realizar o sonho que é de ocupar o espaço e dá vida ao espaço mais cultura por nós mesmos!”
A surpresa da noite ficou por conta da continuidade expontânea das ações na comunidade: Novos OASIS acontecerão em Tapanã, e a data já está marcada: Agosto. Se você mora em Belém, e gostaria de conhecer de perto uma comunidade cheia de empolgação e vontade de mudar o mundo…
Seja Bem Vindo! Tapanã é demais!