Um jogo ou um projeto urbano?

Guerreiros Sem Armas são arquitetos, jornalistas, advogados, líderes comunitários, inventores, cantores, malabaristas, estudantes… Guerreiros Sem Armas são gente que escolheu mudar o mundo, todos os dias.
Jay Primus é Guerreiro Sem Armas 1999. Americano, viveu e trabalhou no Brasil, sempre interessado nas questões urbanas, mais especificamente aquelas relacionadas ao trânsito. Desde 2008, dedica-se a um projeto em busca de soluções de estacionamento em San Francisco. O desafio que pode soar desinteressante à primeira vista, deu origem a um projeto criativo e inovador: o SF Park, que surpreende pelo casamento entre diferentes estratégias e ferramentas de gestão urbana aliadas a um ferramental altamente tecnológico.
O projeto é altamente interativo e estimula o tempo inteiro o cidadão a analisar suas opções e tomar decisões. A cidade é compreendida como um organismo vivo onde os cenários se modificam constantemente. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência!
Toda vez que alguém se dirigir ao centro de San Francisco poderá checar em um site se existem vagas de estacionamento disponíveis na rua. Isso é possível graças a sensores instalados ao lado das vagas, que informam ao sistema quando a vaga está livre. Essas informações são utilizadas para atualizar os custos do estacionamento por zonas e também influenciam o preço das garagens pagas. Um vídeo, em inglês, informa como o projeto funciona de maneira clara, objetiva e lúdica.
Encontrei no processo diversas semelhanças com um jogo: diferentes níveis de desafio, imprevisibilidade, objetivo e meta (estacionar seu carro!)… E o jogador, digo, o motorista, conta com informações online e aplicativos para celular na hora de tomar a decisão: vou de carro ou vou de ônibus? Até o vídeo de apresentação do projeto lembra aqueles jogos eletrônicos representados em 2D na década de 80.
[vimeo]http://www.vimeo.com/13867453[/vimeo]
Por trás de um trabalho que aborda um dos temas mais difíceis para os grandes centros urbanos, estão elementos básicos de mecânica de jogo, utilizados aqui a serviço da humanidade.
Uma das características mais inovadoras e ousadas do projeto é a atualização em tempo real das informações relativas à disponibilidade de vagas  na cidade e o impacto disso nos preços de estacionamento: ao mesmo tempo que os valores aumentam em locais onde estacionar é difícil por causa da demanda, os preços caem em áreas onde sempre existe disponibilidade. Essa variação de preço é diretamente influenciada pela escolha feita pelos motorista. O comportamento do cidadão tem um impacto direto sobre a realidade e o afeta.
Estacionar nunca foi tão interativo!
Se você é um cético quanto ao potencial dos jogos na resolução de problemas reais, sugiro o desafio de assistir à apresentação do SF Park sob essa ótica. Se, ao contrário, faz parte da ala entusiasta dessa discussão, a próxima oportunidade para aprofundar o tema poderá ser durante o HUB Escola de Inverno, em uma das atividades oferecidas pelo Instituto Elos no dia 16 de Julho, às 14 horas, apresentada pelo Guerreiros Sem Armas 2009 Paulo Farine.
Bom jogo, boa sorte!
Val Rocha

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