União é a marca da Vivência Elos em Minas Gerais

Quem manda notícias é o Rodrigo Rubido Alonso e a Renata Laurentino, que estão em Minas Gerais, para um trabalho muito especial, que teve iniciativa do Instituto Holcin. Eles estão realizando uma Vivência Elos no bairro João Bedeschi, localizado na cidade de Barroso, para um grupo de 30 pessoas de diferentes áreas e setores da cidade, composto de educadores, lideranças comunitárias, representantes do setor publico e privado, e cerca de 150 pessoas da comunidade.
participantes Vivência Elos
“O tom da ação é a união. A Holcim promovendo a iniciativa de formação de mobilizadores, a Igreja dando a permissão de uso da área para a construção da praça, empresários locais doando materiais como pedras, areia, tintas, e a Prefeitura entrando com equipamentos para terraplanagem e brinquedos do parquinho. O bairro João Bedeschi, que andava desmobilizado, era considerado esquecido por muitos, se uniu em torno de um sonho comum, e com isso conquistou o apoio de toda a cidade”, escreve Rodrigo.
Um dos momentos emocionantes, que sempre acontece no nosso trabalho com as comunidades, é o Show de Talentos. É quando os moradores se reconhecem e podem visualizar a abundância de talentos que possui. O Jornal Primeira Página fez um vídeo bem legal, que você pode assistir aqui.
No Encontro do Cuidado foram decididos os sonhos coletivos. De acordo com Renata Laurentino: “os moradores optaram por fazer uma praça, com área para idosos com aparelhos de ginástica e mesas de jogos, área das crianças: parquinho com escorregador, balanço , gangorra e caixa de areia. Jardim com flores do campo, quiosque, bancos, portal de entrada”.
árvore dos sonhos
Mas nem tudo foram flores no processo. Houve um momento tenso nas negociações sobre qual o lugar onde seria feita a praça. O lugar escolhido pelos moradores, pertenceria à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Na manhã de sexta-feira (10/04), os moradores, juntamente com Rodrigo e a Renata se reuniram com o Padre João Rodrigues de Paula, Pároco da Paróquia e apresentaram o desejo deles de construírem uma praça, com o trabalho da própria comunidade e de voluntários, sem despesa nenhuma para a igreja. O Padre afirmou que não pode tomar nenhuma decisão sem respaldo da assessoria jurídica da paróquia. Depois de várias reuniões, inclusive com a Prefeitura de Barroso, por volta de seis horas de negociação, 16 anos de negativas, chegaram a um consenso, e todos puderam colocar a mão na massa no final de semana passado!

IMG-20150412-WA0013

Mais do que um mutirão e a construção de uma praça, a Vivência Elos promoveu a mudança do pensamento de todos os envolvidos. Agora os moradores sabem que é possível conseguir aquilo que desejam, desde que haja um sonho legítimo para lutarem.
mão na massa 03
“Encerramos o mão na massa com a bênção do padre João Rodrigues de Paula e o do pastor presbiteriano da Igreja Presbiteriana Filadélfia, do bairro São José. Os dois de mãos dadas! Histórico! Choradeira generalizada!”, finaliza Rodrigo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.