O Desenvolvimento Territorial é vivo e pulsa no Recife

O Elos está em campo trabalhando para produzir transformações que gerem impacto, de norte a sul do país. Na parceria com o Instituto Shopping Recife (ISR), conduzimos um belíssimo projeto na comunidade Entra Apulso, no bairro de Boa Viagem, um lugar potente e repleto de esperanças para desenvolver seu território. 

Localizado dentro da Entra Apulso, desde 2007 o ISR atua em torno da função social e nutre sua relação com a comunidade promovendo o protagonismo dos moradores e o desenvolvimento de novas lideranças comunitárias. Não por acaso, nove das 11 funcionárias que compõe a equipe são moradoras da região.

Nossa atuação em parceria tem o propósito de reduzir desigualdades sociais e ampliar acesso da população aos serviços de educação, profissionalização, cultura, lazer, entre outros aspectos sociais fundamentais para a comunidade, que enfrenta problemas estruturais, além de outras ausências importantes para o desenvolvimento social.

Para isso, a partir da abordagem da Filosofia Elos, vamos trabalhar em três níveis com o ISR no desenvolvimento dos projetos:

  1. Fortalecer e preparar a equipe do ISR alinhando propósito e estratégia (oficina Comum-Unidades + planejamento IDM);
  2. Capacitar as equipes de projetos para reconhecerem potenciais, fortalecer senso de pertencimento e provocar protagonismo (Vivência Oasis);
  3. Integrar sonhos e visões dos moradores da comunidade com as estratégias e projetos do ISR (encontro de futuro + plano estratégico II + pós-Oasis).

Conheça algumas das iniciativas que estão sendo desenvolvidas na comunidade Entra Apulso:

Farmácia Viva: uma horta comunitária que, a partir da utilização de materiais reutilizáveis, produz alimentos de forma simples e compõe a paisagem com a vegetação.

Brechó do Entra no shopping Recife: a renda gerada apoia projetos da comunidade, creche, entre outras.

Memória do Bairro: esse é um outro projeto que traz informações, orientações e reconhecimento da memória do bairro.

Rede de microempreendedores: projeto de capacitação com reuniões para troca de aprendizagem e um canal de divulgação no instagram e no whatsapp.

Jovem aprendiz: programa de profissionalização em parceria com Senac que qualifica profissionais que posteriormente são contratados pelo shopping.

Chié do Entra: faz a coleta de resíduos orgânicos e produz sabão, biofertilizante, detergente natural, hummus.

Conheça mais sobre a iniciativa e outros projetos desenvolvidos acessando: www.shoppingrecife.com.br/isr 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.