Oasis Tubarão – Como tudo começou

Por Cibele Debiasi Alberton, Sinara Cardoso da Silva, Gilliard Costa e Eleni Jardim
Oasis é um lugar onde é possível fluir vida em meio à escassez. Pensando assim, surgiu a ideia de transformar um parquinho acinzentado em um lugar cheio de vida e cor no sul de Santa Catarina.
O local escolhido foi à Fundação Joanna de Angelis, onde fomos abraçados por todos. O início que foi um pouco tímido aos poucos foi dando espaço a alegria e espírito daquela família.
A Instituição, atualmente cuida de crianças de 0 a 8 anos e fica no sul de Santa Catarina. Ao aceitar o convite para ter o primeiro Oasis aqui em Tubarão, começamos a colher os sonhos e transformações que a comunidade gostaria para a creche.  O grupo concluiu junto que o maior sonho de todos era de transformá-la em um lugar mais alegre e convidativo para as crianças.
Alguns depoimentos foram mais específicos como: “quero que todo mundo saiba que aqui tem crianças, só de olhar” ou “quero que saibam que o meu filho está aqui”… Logo após, começaram os preparativos, encontros, mobilização, conversas, sonhos, risadas, descobertas… Este tempo durou cerca de dois meses, com presença todas as semanas do grupo na creche.
O SONHO DE 2009
Em 2009, no Encontro do GMM (Geração Muda Mundo) após o Oasis Santa Catarina surgiu o desejo de trazer o jogo cooperativo de projetação e construção coletiva onde a comunidade transforma seus anseios em ação para nossa tão amada cidade Tubarão. Neste encontro, havia jovens de Tubarão e região, além de outros mais do Brasil e que fazem parte da rede do GMM.  Tubarão é um pedacinho do sul de Santa Catarina onde há pessoas que acreditam na transformação social e na solidariedade e uma cidade encantadora.
De 2009 até esse ano a chama se manteve acesa pelos encontros entre algumas pessoas do grupo e que sempre levantavam esse sonho. Sempre houve tentativa de inserir o convite, o sonho, a conversa, de transformar esse sonho em ação, porém, o momento ainda para este grupo ainda estava sendo construído. Foi em dezembro do ano passado que a ideia ganhou força e foi possível tornar o Oasis Tubarão em realidade em outubro de 2012.
O MOMENTO DE FAZER ACONTECER

Sempre tivemos atenção com relação ao cuidado das pessoas e por isso, fazer este Oasis três anos depois do primeiro sonho foi fundamental para que ele amadurecesse e tivéssemos o foco e a energia certa para planejar e botar a mão-na-massa.
Um dos integrantes do grupo ao concluir seu curso de especialização em Jogos Cooperativos, em comunhão com o grupo que vinha sonhando conjuntamente, se dedicou de forma integral a este sonho e então com toda esta energia, este pequeno grupo de pessoas começou a mobilizar o primeiro Oasis na cidade de Tubarão, que viria a conectar muitas pessoas, trazer muitas histórias e impactar na vida das pessoas que se envolveram de alguma forma.
OS PASSOS DA NOSSA CONSTRUÇÃO
No dia 12 de outubro de 2012 o dia das crianças foi comemorado de forma bem diferente, já que jovens, crianças, e a comunidade em geral se reuniram para transformar essa data em um dia mais que especial.
O objetivo era o seguinte: ajudar a colorir as paredes cinza dos muros de entrada e lateral e revitalizar uma piscina de bolinhas. Foram dois dias de mão-na-massa. O difícil é tentar explicar a forma e o sincronismo que foi feito todo o trabalho. Pessoas se uniram utilizando seus próprios conhecimentos, talentos e habilidades, para que juntas pudessem dar um pouco mais de cor a um lugar que atende com tanta atenção crianças cheias de alegria.
O Oasis Joana de Angelis com a ajuda de pais de alunos, colaboradores, amigos e pessoas da comunidade e outras pessoas, não só conseguiu transformar um pouco do ambiente como também desenvolveu um elo entre nós e com isso fez uma nova rede de amizade entre todos que estavam na mão-na-massa.

IMPACTANDO VIDAS
O Oasis em Tubarão foi uma oportunidade única, um jogo mais que real que impactou vidas. Tanto das pessoas que fizeram acontecer o sonho, quanto àquelas crianças que viram o seu mundo ficar mais colorido na volta do fim de semana.  Foi possível ver a reação de satisfação em cada olhar, além de possibilitar que cada um contribuísse para a construção do melhor mundo. Valeu cada ato realizado, cada pincelada na parede, cada esforço, pois o resultado final foi mais que satisfatório, como por exemplo, o sorriso de surpresa das crianças quando chegaram na creche na outra semana.
Confira os depoimentos de Sinara Cardoso e Eleni Jardim aqui.
Quer saber mais:
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OHEjzebD1es
Relatório: http://issuu.com/cibele.alberton/docs/oasisjoannadeangelis

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.