Santo de casa faz milagre?

Por Mariana Felippe
No Brasil, temos vários provérbios com o sentido de que é mais difícil realizar coisas em casa do que fora dela. É o caso do “Santos de casa não faz milagre” e também do “casa de ferreiro, espeto de pau”. No Instituto Elos, temos o aprendizado na prática como uma das premissas do trabalho. O que seria, então, mais coerente do que praticar no escritório o que queremos impulsionar as pessoas a fazer no mundo?
É por isso que tentamos fazer disso uma prática diária. Não estou dizendo que é fácil e nem que conseguimos ser disciplinados sempre. Mas essa é uma busca constante. Mas, às vezes, é necessário fazermos ações maiores para dar um jeito na bagunça e relembrar da importância do estar junto e construir coletivamente.
Os banquetes (já falamos sobre eles aqui) são uma grande oportunidade de exercitarmos o Afeto e o Cuidado. Gostamos muito de celebrar! O banquete foi uma das estratégias que criamos para isso. É o momento em que uma das pessoas da equipe ou um amigo/parceiro convidado oferece seu melhor na cozinha para que possam saborear juntos. Afinal, o que desperta mais a conversa e a partilha de histórias do que sentar ao redor da mesa e desfrutar uma boa comida?  Fotos dos banquetes no Flickr: http://www.flickr.com/photos/institutoelos/collections/72157627896556459/
Mas os momentos de partilha no Elos não são feitos só de banquetes… o que dizer do carinho expressado por Mariana Gauche quando, um dia, sem avisar ninguém previamente, ofereceu um lanche da tarde mais que especial com tapiocas de queijo e coco feitas na hora?
Mas, e o Oasis? Também tem lugar pra ele por aí! É claro que sim! Esse ano começou animado, com Oasis no quintal do Elos, com direito a arrumação no jardim vertical e do canteiro, repaginada no teto verde, mudança do local do deck e confecção de banquinhos de madeira novos.
Há pouco tempo, tivemos nossa última empreitada, afinal, a gente adora uma mudança. A sala de reunião ganhou um piso de madeira feito pela própria equipe e o chão do quintal ganhou pedrinhas brancas. Adivinhem quem colocou a mão na massa? Claro, a equipe Elos, em especial, Mariana Gauche, André e Laura que dedicaram um dia inteiro para a mão na massa.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.