Quinta-feira é dia de banquete!

Por Val Rocha
Nestes dias, o almoço sai tarde. Passamos a manhã sentindo o festival de cheiros maravilhosos que vêm da cozinha e tentando adivinhar o que nos espera. Se por outro lado, você é o banqueteiro/a, o tempo parece voar, enquanto você faz malabarismos entre panelas e temperos. Uma vez por mês, o banquete é ainda mais especial: recebemos um convidado ou uma convidada que escolheu como forma de convivermos ainda mais de perto, cozinhar para essa equipe/família Elos.
Já fomos agraciados com a colorida e vegetariana presença de Silvana Mates, a culinária libanesa cheia de boas surpresas oferecidas pela Biga Appes e a requintada cozinha de Eduardo Shimahara. O que faz dos banquetes eventos tão especiais é o fato de abrirmos mais um espaço para nos relacionarmos com pessoas de quem gostamos, aprender coisas novas e saber mais uns sobre os outros.
Silvana é uma grande investidora do Instituto Elos. Colocou aqui um de seus bens mais preciosos: sua filha Ariane Mates trabalha conosco. No dia do banquete, as duas cozinharam juntas. O cardápio vegetariano foi maravilhoso. O mais surpreendente de tudo foi a farofa de cenoura com farinha de milho. E o que dizer da salada de arroz com trigo temperada com laranja?
Conhecemos a Biga de longa data, afinal, ela fotografa o Guerreiros Sem Armas desde 2007. Mas não sabíamos nada sobre sua relação com as raízes libanesas e os segredos aprendidos com sua tia, pai e mãe. Tudo isso se revelou em um banquete cheio de surpresas e novidades como quibe de abóbora, coalhada de iogurte e pão preparado aqui mesmo, no forno do Elos.
 

Eduardo Shimahara, diretor de sustentabilidade do Ânima Educação, participou do programa “Guerreiros Sem Armas – Lideranças Executivas” em 2009 e apostou na implementação dos OASIS como parte das atividades de recepção aos calouros nas universidades do grupo. O Shima, como todos o conhecem, contou com dois ajudantes de cozinha muito especiais, Paulo e Simone, que acompanharam tudo o que ele fez passo a passo.

Os pratos foram sofisticados. Começamos com um queijo de cabra enrolado por fina fatia de abobrinha, regado a um molho secreto super especial. Hummmm…. Além de delicioso, o prato era muito bonito. A seguir, bruscheta de shitake, e o prato principal foi uma lasanha de berinjela. Tudo muito bonito, gostoso e saudável! O toque final veio com os sucos, de abacaxi com hortelã e o  exótico maçã com salsão.

Os banquetes começaram como uma brincadeira, mas transformaram-se em um grande espaço de troca, de aprendizagem, e, principalmente: um momento de prazer! As receitas e histórias dos banquetes do Instituto Elos e outras receitas de apaixonados por comida e viagens estão publicadas no blog Cocinar & Disfrutar. Acompanhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.