A parceria do Instituto Elos com o grupo Ânima Educação, que engloba mais de 390 mil estudantes e 18 mil educadores e educadoras, levou a metodologia Elos para potencializar o Programa de Extensão universitária. A iniciativa foi implementada por meio de uma assessoria técnica que esteve envolvida diretamente com docentes das instituições e também com oportunidades de interação com quem estuda nos diferentes campi pelo país
A jornada de assessoria começou em 2021, e ao longo de 2022 foram realizadas mentorias, monitoramento e implantação do Programa de Extensão, criado coletivamente com a participação de docentes e equipes do grupo Ânima.
Conciliadas com Oficinas de Inspiração sobre extensão universitária, as mentorias ampliaram o potencial do grupo para contribuir com a transformação social por meio de projetos de extensão. Uma das pessoas participantes compartilhou sua percepção após os encontros: “Estou encantada com os recursos compartilhados. Essas fontes auxiliam em várias atividades docentes, não especificamente aos Projetos de Extensão.”
A grande conquista foi a implantação do Plano de Desenvolvimento Extensionista com os pilares que levam em consideração a relação da universidade com o público externo, o território e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No ano passado, 17 universidades elaboraram ações de extensão com o suporte da assessoria técnica do Instituto Elos, espalhadas por várias regiões do Brasil, do nordeste ao sul. E todas as demais universidades que compõem o ecossistema do Grupo Ânima vão, a partir de 2023, submeter seus projetos de extensão baseados nesse plano, direcionado para a construção de um melhor mundo.
Para conhecer um pouco mais esse processo de integração universidade, comunidade e diversos atores sociais, por meio da extensão, assista um trechinho da Mostra de Extensão 2022 no Youtube: http://bit.ly/3XlOksU