Na Bonja, em Porto Alegre, realizaram-se vários encontros com o grupo de Agentes do Plano de Território Bonja Viva ao longo do mês de Novembro.
Um encontro marcante foi o de Construção de Comunidade, com foco na comunicação, no fortalecimento de vínculos e na convivência saudável. Nesse encontro, que contou com a participação de várias lideranças comunitárias da Bonja, integrantes da formação de agentes do plano de território, as atividades buscaram investigar quais os conflitos que tocam aquelas pessoas, ao mesmo tempo estimulando um espaço que ajuda a compreender e lidar com as emoções e ansiedades que uma liderança poderá sentir e lidar nos desafios do dia a dia.
Através de vários exercícios, houve um reconhecimento coletivo que as pessoas envolvidas estão numa jornada de desenvolvimento que faz com que elas tenham mais capacidade de lidar com situações de conflito. Ao mesmo tempo, entendeu-se que as outras pessoas que não partilham esta função, podem não estar na mesma jornada ou ter as mesmas capacidades, sendo assim muito importante alinhar as expectativas para não gerar conflito.
Um grande aprendizado do encontro, foi a importância de estar num espaço compartilhado de jornada, para que estas pessoas que estão nessas posições de lideranças e podem partilhar problemas com as mesmas características, se abram e tenham disponibilidade para serem mais vulneráveis. Assim como o auto-reconhecimento de serem pessoas confiáveis que tem maturidade para lidar com vários temas. Uma das moradoras, Marina Schmitt, 26, conta a sua experiência neste encontro:
“Pra mim foi uma temática muito importante a ser conversada enquanto coletivo, especialmente no cenário atual que estamos vivendo, de polarização política e o impacto disso nas relações de forma extrema… Falar sobre este tema, sobre as formas de se relacionar, reconhecer o seu limite e o limite do outro, sobre respeito. Achei bem importante e necessário este tema ser abordado no Bonja Viva porque quando a gente fala disso dentro de um coletivo, fica ainda mais importante reforçar que a gente precisa estabelecer sempre uma métrica de respeito, de diálogo, para que esses relacionamentos aconteçam de forma saudável. E ficaram reflexões pós encontro, de como isso reverbera dentro da gente, como a gente leva essas informações para o cotidiano?”
Marina Schmitt
Moradora
Contexto do projeto
O Instituto Elos em parceria com o Instituto Lojas Renner apoia e fortalece desde 2018 o movimento que moradores do bairro de Bom Jesus vem fazendo cada dia mais, para o bairro ser um lugar de realização e isso nos impulsiona a trilhar esta jornada empreendedora e pulsante juntamente com a Bonja!
Este projeto do Plano de Território é uma iniciativa das pessoas que moram na Bonja e que age como um guia estratégico, considerando aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais. Serve para orientar o desenvolvimento do bairro e apoiar na promoção da inclusão social, do acesso a serviços públicos de qualidade, da preservação do meio ambiente e da melhoria das condições de vida das pessoas que moram na Bonja.
Depois de vários meses de encontros de desenvolvimento e planejamento, o Plano de Território Bonja Viva está quase pronto para ser partilhado com o mundo! No início de 2024, contamos com o seu apoio para tornar a Bonja no bairro que sonhamos!
Quer saber mais sobre o Plano de Território da Bonja? Entre em contacto com nossa equipe de facilitação:
- Caio Fiuza: caio@institutoelos.org
- Felipe Denz: felipedenz@institutoelos.org
- Rafaela Camerine: planodebairrobonja@institutoelos.org
Fique atenta ao nosso blog e redes sociais para acompanhar o lançamento do Plano de Território!