Ao todo, cinco propostas da Vila dos Pescadores vão receber incentivo financeiro e pedagógico durante o ano
Agnes Sofia Guimarães
Nesta quarta-feira (05/06), divulgamos os cinco projetos selecionados para a edição de 2024 do Edital Ativa a Vila. As iniciativas vão receber aporte financeiro oferecido pela Compass/Edge, e mentorias da equipe de facilitadores do Instituto Elos.
Antes da etapa de seleção, a equipe do Elos ofereceu, durante o mês de abril, oficinas de escrita de projetos para a comunidade da Vila dos Pescadores, o que contribuiu para que as pessoas inscritas transformassem seus sonhos em projetos.
A etapa da Feira de Ideias abriu o programa para a comunidade, quando as equipes apresentaram suas iniciativas para o público.Por fim, a banca de seleção também foi um evento aberto, em que os avaliadores apresentaram suas impressões a partir da exposição das propostas.
A banca de avaliadores foi composta pela coordenadora institucional do Elos, Val Rocha, pela gestora ambiental, e GSA 2009, Marina Engels, pelo cinegrafista e educador audiovisual Victor Luiz e pelo gerente de projetos Renato Marchesini, que destacaram a diversidade das iniciativas e a assertividade dos objetivos.
Conheça os projetos avaliados
Os projetos contemplados atuam nas temáticas de meio ambiente, cultura, emprego/renda, gênero e raça. Além da participação das equipe selecionadas, também haverá o fortalecimento a dois projetos que participaram da edição anterior do Edital Ativa: o Freestyle Camp, dedicado à cultura hip hop, e o Costurando Sonhos, focado na geração de renda através de aulas de costura, e que gerou a marca Voa Guará.
Conheça, a seguir, os projetos selecionados para o Edital Ativa a Vila 2024:
1) Eco Canoa
Ṕrojeto dedicado à conscientização ambiental por meio da conexão com o meio ambiente em aulas práticas de canoagem.
Proponentes: Robson Ramalho, Márcio Santos e Jonatas Silva.
2) Biolotinta
Projeto de conscientização sobre o descarte correto do lixo, com o uso da pedagogia do hip hop, em oficinas de produção de tintas com materiais orgânicos, produção de painéis artísticos e plantio de mudas.
Proponentes: Enzo Beserra, Vinicius Tavares, Matheus Santos, Kaue Santos, João Melo, Oswaldo Maehashi Jr.
3) Visão de Perifa
Iniciativa de promoção da expressão cultural de moradores com a oferta de oficinas de audiovisual e mídias sociais.
Proponentes: Natália Cristine, Érica Santos, Bárbara Costa.
4) Tempero Periférico “ Cozinha afetiva e sustentável”
Propõe compartilhar conhecimentos sobre práticas de aproveitamento integral de alimentos e redução de desperdício de forma criativa e diversa.
Proponentes: Mishelle Domingues, Angelica Vieira, Márcio Santos
5) Banda Escola
Busca despertar o interesse de crianças e adolescentes para desenvolverem as suas habilidades artísticas em aulas de instrumentos musicais.
Proponentes: Heivangela Diniz, Elenice Silva, Leandro de Araújo, Rodrigo Simões