Diversidade como palavra-chave para transformação em Lucas do Rio Verde/MT

Parceria do Instituto Elos com o Instituto BRF levou comunidade a realizar sonhos que valorizam a escuta ativa das infâncias, a produção local e a diversidade de corpos e vivências

Agnes Sofia Guimarães

Era muito cedo, na manhã do dia 15 de junho, quando um jovem estava parado diante de uma construção colorida e que, daqui algumas horas, se transformaria na biblioteca Asa Verde.

A obra foi resultado de uma mobilização que foi protagonizada, principalmente, por crianças que estavam ansiosas para ter um espaço de leitura no bairro Luiz Carlos Tessele Junior.   

“Nada mais justo que ouvir e reconhecer a simplicidade proposta pelos pequenos brilhantes, como o garoto Luís que trouxe a ideia da revitalização da biblioteca e que muitos ainda não tinham tido a oportunidade de frequentar devido pouca idade e outros fatores que não aproximava tanto a comunidade do espaço de leitura que era antes.”, celebra Mercy Mendes, moradora do bairro por dez anos e que participou da construção da biblioteca.   

No interior do estado do Mato Grosso, a cidade de Lucas do Rio Verde mostrou a riqueza dos sonhos de sua comunidade a partir de um fim de semana de muitas realizações no bairro Tessele Junior.

Ali, em dois dias, três grandes sonhos saíram do imaginário das pessoas a partir de uma construção coletiva, fruto de mais uma Vivência Oásis conduzida pela equipe de facilitação do Instituto Elos.       

A atividade faz parte de uma parceria entre o Elos e o Instituto BRF, organização que atua na cidade. Aceleradora de projetos sociais, o Instituto BRF tem como objetivo promover comunidades sustentáveis, fomentando inclusão socioeconômica, fomentando inclusão socioeconômica, inovação social e cidadania corporativa, a partir da educação e da alimentação, combatendo o desperdício de alimentos.

Fundada em 2012, a associação privada é responsável por direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da empresa BRF.   

Na parceria com o Instituto Elos, o Instituto BRF buscava  compreender o contexto socioeconômico e socioambiental do território Luiz Carlos Tessele Junior, na cidade de Lucas do Rio Verde, local em que a BRF atua no estado do Mato Grosso.

Crianças protagonizaram todo o processo de construção do sonho em ter uma biblioteca em Luiz Carlos Tessele Junior

Além do diagnóstico socioambiental realizado pela equipe de Soluções do Instituto Elos, a etapa de Vivência Oásis foi um primeiro passo para fortalecer a mobilização territorial da comunidade, e aconteceu entre os dias 15 e 16 de junho, após semanas de conversas e atividades com moradores para entender quais sonhos seriam realizados a partir de um mutirão que envolveria comunidade, facilitadoras do Instituto Elos, e equipe do Instituto BRF.        

Arepas e leques pela diversidade 

Durante a Vivência Oásis, a biblioteca infantil foi apenas um dos três sonhos costurados pela comunidade de Tessele Junior. A idealização de uma feira de produção orgânica e local, e a realização de um campeonato de gaymada, foram outros desejos concretizados após dois dias de muito trabalho.     

Funcionária da BRF, Ana Reina é venezuelana e mora no Brasil há três anos. Ela conta que a colaboração presente nas reuniões que organizaram a feira foi um reflexo da união já presente no bairro, em que ela destaca o acolhimento como um valor compartilhado entre a comunidade . 

Ana é venezuelana e celebra a possibilidade de divulgar seus pratos típicos na feira de produtores locais

A feira contou com uma competição de receitas com milho, em que Ana ganhou o 1º lugar graças às suas arepas, uma receita de suas terras. 

“Foi uma experiência diferente porque deu a oportunidade para quem tem um sonho realizá-lo aqui, e em comunidade. Para mim, foi importante pela possibilidade de divulgar nossos pratos típicos venezuelanos”, conta.      

Já a gaymada aconteceu após o desejo de celebrar a população lgbt+ do território, dentro do contexto do mês de junho, que marca o orgulho lgbt por meio da data internacional do 28 de junho.  

Repercussão na imprensa 

A Vivência Oásis acabou repercutindo em veículos locais de Lucas do Rio Verde, que destacaram o potencial de transformação da comunidade a partir do trabalho coletivo e da celebração à diversidade. Na TV Conquista, uma reportagem destacou a criação do espaço de leitura, que ganhou o nome de Biblioteca Asa Verde.

Times jogaram gaymada, uma competição que celebra a diversidade LGBT+

Outra reportagem, também da TV Conquista(no link a partir de 49:00) , destacou a realização da gaymada. E uma reportagem da TV Centro, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, explicou todo o processo da Vivência Oásis, e a realização dos três sonhos.   

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.