
Empreendedoras da Baixada Santista do projeto Tempero Periférico se encontram em São Paulo com o Coletivo Mulheres do GAU, como parte de formação de projeto do Instituto Elos e da empresa Edge para fomentar empreendedorismo periférico no litoral
No dia Internacional da Mulher, conversas sobre distribuição de renda e desigualdades de gênero ainda são difíceis, mas podem ser feitas com um sabor especial de afeto e de pertencimento. É a ideia do encontro entre o Tempero Periférico, coletivo formado por mulheres cozinheiras da Vila dos Pescadores(bairro de Cubatão, na Baixada Santista), e o Mulheres do Gau, coletivo de agricultoras urbanas que cultivam e comercializam alimentos orgânicos. No próximo sábado, os dois projetos se unem para uma roda de conversa, em São Paulo, em que vão trocar experiências, receitas e muitas reflexões.
O Projeto Tempero Periférico foi criado em 2024, com o objetivo de trazer aos moradores da Vila dos Pescadores um conjunto de conhecimentos sobre a redução de desperdício alimentar, por meio de aulas de receitas que aproveitam alimentos para pratos criativos e com alto valor nutricional. O projeto, direcionado para mulheres , também busca trabalhar com o empoderamento econômico ao trazer às alunas uma possibilidade de geração de renda por meio da gastronomia periférica.
Empreendedorismo periférico promove autoestima e distribuição de renda
O Tempero Periférico da Vila dos Pescadores foi desenvolvido durante a edição de 2024 do edital Ativa a Vila, iniciativa do Instituto Elos com apoio da empresa Edge. Durante o ano, empreendedores da Vila dos Pescadores tiveram a oportunidade de colocar em prática projetos pessoais. Ao todo, foram apoiadas sete iniciativas, incluindo o projeto de gastronomia.
A equipe do Instituto Elos contribuiu com mentorias, consultorias técnicas, visitas de inspirações, em um intenso processo de formação de empŕeendedorismo social do território que vai muito além do valor do fundo semente que também é oferecido, a partir da parceria com a empresa Edge.
A visita do Tempero Periférico ao espaço do Coletivo Mulheres do GAU é mais um capítulo da formação: uma visita que tem como objetivo inspirar as participantes do projeto, e fortalecer os planos de expansão para 2025.
Sobre o Instituto Elos
Instituto Elos é uma organização santista referência mundial em Tecnologias Sociais e metodologias para formação de lideranças e transformação social com base no engajamento de atores do território, diálogo e colaboração. Alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, contribui para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Com atuação de impacto desde 1999, teve sua metodologia disseminada em mais de 50 países, formou mais de 3 mil lideranças e alcançou mais de 500 mil pessoas em pouco mais de 990 comunidades no mundo.
As formações unem teoria e prática por meio de cursos, jogos sociais e vivências. A organização atua para conectar e articular os diferentes setores da sociedade em torno de objetivos comuns de desenvolvimento social, garantia de direitos e acesso à políticas públicas.
Por seu trabalho, o Instituto Elos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em cinco edições da premiação. E foi premiado pela Fundação Banco do Brasil pela tecnologia Jogo Oasis na categoria Política Pública.
Serviço
Tempero Periférico – Cozinha Afetiva e Sustentável
08/03, 10h – 15h
Local: Espaço Mulheres do GAU – Agricultura e culinária orgânica
Rua: Papiro do Egito, 100B – bairro União de Vila Nova – São Paulo