O programa GSA (Guerreiros Sem Armas) acontece ao longo de um ano, dividido em quatro módulos: Caminho do Sim, Jogo da Abundância, Imersão e Caminho da Expansão. Neste exato momento, a turma de 2023 está vivenciado o quarto e último módulo, refletindo sobre a jornada que percorreram até agora, planejando os próximos passos e já colocando a mão na massa para realizar a transformação nos seus contextos e comunidades, agora com a bagagem cheia de novos aprendizados!
Durante o Caminho da Expansão, as participantes têm a oportunidade de sonhar o que desejam realizar daqui pra frente, em momentos coletivos de mentoria e também espaços individuais de conversas com a equipe Elos – além de rodas de conversa com convidadas especiais para se inspirar ainda mais. O Caminho da Expansão funciona também como uma comunidade de aprendizagem entre GSAs, onde cada pessoa pode partilhar suas experiências e ouvir a das outras pessoas, enriquecendo ainda mais suas reflexões e proposições para a transformação do mundo. É também um espaço de cuidado a apoio mútuo, que mantém viva a comunidade GSA que se formou ao longo da jornada.
Como diz o nome da etapa, é um momento de Expansão. “É bonito de ver o quanto a turma já está colocando a mão na massa para realizar novos projetos, mobilizando pessoas, recursos e incentivando que mais pessoas possam sonhar transformações coletivas para os seus territórios. O grupo também está engajado em apoiar o processo de prospecção de novas participantes para as próximas edições do programa, pois entendem a importância de expandir a comunidade GSA na sua própria rede, tendo cada vez mais pessoas aliadas comprometidas com a transformação.”, conta Nati Dittmar, gestora na equipe Elos e que está acompanhando de perto este processo. “Tem gente fazendo workshops sobre a Metodologia Elos e conectando com temas sobre autocuidado, por exemplo. Outros grupos estão planejando aplicar Jogos Oasis (uma ferramenta da metodologia) em territórios que vão desde a Baixada Santista até Moçambique, Angola e Líbano”.
Além de projetos pessoais, tem muita gente também levando os conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo desta experiência para o seu trabalho. É o caso do Vinícius Marquesini Terzi, que está aplicando a Metodologia Elos na sua atuação como gestor de projetos no LeBem, organização onde já atuava antes do GSA.
“Estou coordenando um projeto que tem o objetivo de acessibilizar e oferecer espaços e ambientes naturais, selvagens também, e ecopedagógicos para a comunidade aqui de Ribeirão Pires e Mauá (SP). O projeto ainda está amadurecendo metodologicamente, mas sinto que internalizei a Metodologia Elos e os sete passos estão reverberando muito antes de fazer qualquer iniciativa. Trazer o olhar, retomar o afeto das pessoas com a natureza, navegar entre os sonhos… Nosso, das instituições, do planeta, das pessoas. Praticar o cuidado com nós mesmos, com a Terra”.
O Vini contou também que colocar a mão na massa é fundamental e por isso quase todo final de semana “milagres” acontecem na realização de oficinas práticas e gratuitas. “E celebramos também, né? Sempre no final de cada semestre e agora faremos uma trilha! Para o ano que vem, estamos sonhando que a re-evolução seja florescer ainda mais e poder alcançar mais pessoas. Que esse projeto se torne uma vitrine para inspirar outros”.
Essas e outras histórias materializam o potencial de transformação das pessoas que passam pelo GSA.
Seja você também a mudança que o mundo precisa.
Seja GSA!
As inscrições para a edição 2024 estão abertas!
Acesse o site e saiba mais: https://institutoelos.org/gsa/.