Gaymada: uma tecnologia de acolhimento e resistência em Lucas do Rio Verde/MT

Competição foi um dos sonhos construídos pelos moradores do bairro Lucas Tessele Junior, dentro das iniciativas de mobilização comunitária da parceria entre Instituto Elos e Instituto BRF 

Agnes Sofia Guimarães

Em Lucas do Rio Verde/MT, a Vivência Oásis promovida pelo Instituto Elos, em parceria com o Instituto BRF (e que contamos aqui) também devolveu ao bairro Luiz Tessele Junior um momento de muita união, cores e resistência. 

A gaymada é uma competição popular construída como uma variação da queimada, jogo que no Brasil recebe vários nomes, a depender da região: queimado, baleado, caçador, mata-soldado, carimba…Apesar de usar o “gay” no nome do jogo, a ideia é que o momento seja um espaço acolhedor para toda a população LGBT+.

Apesar da competição ser conhecida por ter começado, no Brasil, na cidade de Belo Horizonte, em 2015, a comunidade de Lucas do Rio Verde realizou sua primeira gaymada muito antes, em 2012.

Esporte mobilizador de uniões       

Pernambucano, Madson Barbosa Martins se mudou para Lucas do Rio Verde em 2010, para trabalhar na BRF. Ele conta que quando chegou ao bairro Tessele Junior, encontrou um bairro vazio e com um futuro incerto, já que era uma região que ainda estava em desenvolvimento. 

“Nessa época não se encontrava nada para fazer, além de trabalhar e trabalhar. Percebi que existia um certo comodismo e um certo sedentarismo nas pessoas”, conta. Ele se juntou a um grupo de amigos e passou a organizar vários eventos culturais para movimentar o lazer e a diversão entre os vizinhos do bairro. 

Após realizar eventos dedicados ao resgate da cultura nordestina, Madson começou a pensar em iniciativas ligadas ao esporte. Foi quando surgiu a ideia da gaymada, que tão logo foi abraçada pelos moradores. Foram ediçṍes ininterruptas, até a pandemia, em 2020, que interrompeu os processos.

O sonho tornou-se então, retomar a gaymada, algo possível a partir da Vivência Oásis em Junho.   

Madson destaca que a gaymada é uma competição dedicada não só à comunidade LGBT+, mas a todo o bairro, um lugar que, ele destaca, faz parte da própria luta do ativismo pelo orgulho e direitos lgbt+: o acolhimento a grupos muitas vezes marginalizados.

“Unimos a comunidade, juntamos crianças, mulheres,homens,gays e a sociedade em geral.Unimos aqueles que se achavam excluídos e sem voz”, conta.

Na competição, leques, cores e pessoas de diferentes orientações e vivências agitam a quadra em um domingo que atraiu e uniu os moradores. Detalhes para reforçar o momento especial: o mês do orgulho LGBT+, que é em junho e é marcado pelo Dia Internacional do Orgulho Lgbt.        

Times jogaram gaymada, uma competição que celebra a diversidade LGBT+

Repercussão na imprensa 

Reportagem, TV Conquista(no link a partir de 49:00) , destacou a realização da gaymada. E uma reportagem da TV Centro, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, explicou todo o processo da Vivência Oásis, e a realização dos três sonhos.   

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.