HASCO – Encontros comunitários em Lynnwood

Em Lynnwood, no condado de Snohomish, WA, a HASCO continua seu esforço em combater a crise habitacional. Numa época, em que o mercado imobiliário está cada vez mais difícil, mais caro e mais inacessível, a parceria do Elos com a HASCO, contínua para apoiar na aprovação de um novo projeto habitacional em Lynnwood que oferece mais unidades de habitação subsidiadas para acolher uma crescente demanda de famílias de baixa renda. Pode ler mais sobre o começo do projeto aqui.

Após uma primeira etapa de diagnóstico, que inicialmente demonstrou que existiam várias preocupações e tensões rodeando esse projeto mas também várias formas de solucionar, o projeto continuou para a segunda etapa de mãos na massa! O trabalho consiste em aproximação e mapeamento de stakeholders, com um foco agora, nesta segunda etapa, na vizinhança direta dos empreendimentos, criando espaços seguros para o diálogo e a busca por soluções que contemplem as diferentes vozes do local.

Encontro Comunitário 

Tanto no encontro comunitário que aconteceu em Setembro como no encontro mais recente em Novembro, se juntaram representantes de organizações locais relacionadas com problemas habitacionais e serviços sociais, vizinhos dos edifícios de Pinewood e Timberglen, colaboradores da HASCO e moradores de Pinewood e Timberglen.

Foram encontros muito potentes, em que as pessoas que haviam participado nas audiências públicas e manifestaram preocupações e resistência, aceitaram o convite para participar neste encontro. Estavam muito engajadas nos diálogos, abertas para escutar e sensibilizadas com a causa da HASCO em contribuir para o acesso da comunidade do condado ao direito à moradia. Nesse encontro, a adesão e protagonismo dos moradores , se tornou mais aparente. Hannah Needleman, facilitadora do Instituto Elos, conta que desde o primeiro encontro com os vários stakeholders, já houve várias mudanças de opinião. Como por exemplo, uma vizinha que no início de Setembro estava contra a medida de rezoneamento de média para alta densidade, após os encontros, veio até perguntar porquê o projeto não contava com mais unidades! 

Utilizando a metodologia Elos, tanto nos encontros comunitários, criando espaços de diálogo, escuta e partilha, mas também na forma como a HASCO abordava o tema e se posicionava diante dos outros stakeholders, sentiu-se uma grande mudança na progressão do projeto. 

"Estamos todos tentando alcançar o mesmo objetivo. Podemos chegar lá sem derrubar todas as árvores, sem crianças dormindo em carros e ... sem crianças dormindo em prédios deteriorados com o teto apodrecendo e tubulações enferrujando. Todos nós podemos fazer melhor."
Sarah Max
Diretora de Internal Legal Affairs na HASCO

Vários participantes também frisaram a importância desses encontros acontecerem, e a importância de ter este espaço para partilhar ideias, dores e fazer perguntas para todas as pessoas impactadas pelo projeto, tanto moradores, vizinhança, como outros stakeholders envolvidos. 

O futuro

O projeto está entrando nas últimas fases de aprovação, sendo que no fim de Outubro houve uma audiência pública da Comissão de Planejamento Urbano de Lynnwood, que votou de forma unânime a recomendação do projeto para ao Conselho. Ainda em Novembro, se realizará a próxima audiência no Conselho Municipal

Acompanhe o desenrolar desse projeto no nosso blog e redes!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.