Em Lynnwood, no condado de Snohomish, WA, junto com a HASCO, moradores, e outros stakeholders envolvidos, estamos celebrando a aprovação de um projeto habitacional social que oferece mais unidades de habitação subsidiadas.
Em Novembro, foram realizadas duas audiências públicas, em que primeiro a HASCO pôde de novo apresentar o projeto para o conselho municipal e contar com a presença e participação do público, e uma segunda audiência em que os membros do conselho poderam compartilhar as suas opiniões sobre o projeto e votar a favor ou contra o projeto.
Para poder avançar, o projeto tinha de ir a votação pelos 7 membros do conselho e precisava de uma maioria para ser aprovado. Inicialmente a votação não parecia ser favorável, com vários membros expressando as suas dores e preocupações relativamente ao projeto, mas o resultado foi surpreendente, foi aprovado por 6 votos a 1!
O contexto
A parceria do Instituto Elos com a HASCO começou no fim de 2022, quando a HASCO estava planejando o projeto de reconstrução e rezoneamento das duas propriedades de habitação social para poder oferecer mais habitações, e começou a entender que a possibilidade do projeto estava gerando várias tensões no território. Alguns atores locais estavam preocupados com possíveis impactos negativos, como aumento de violência e resíduos, sobrecarga do sistema viário, conflitos culturais e consumo de drogas.
Nesse momento, HASCO reconheceu que para o projeto avançar teria de voltar a reconectar com o seu propósito e a sua missão de criar soluções habitacionais para as pessoas e famílias do condado através de programas, parcerias, serviços e unidades habitacionais. Estavam com dificuldades em discursar com os atores e fazer com que as pessoas entendessem o que estava acontecendo e o porquê de estar acontecendo. Com o apoio do Instituto Elos, através de um trabalho inicial de diagnóstico e mapeamento de atores, a HASCO conseguiu mudar a forma como estava comunicando e conectando com esses atores e consequentemente conectar-se mais com a causa e a sua origem.
Encontros marcantes
No decorrer do projeto, para além do mapeamento e encontros com moradores, vizinhos e outros atores, que criaram espaços seguros para o diálogo e a busca por soluções que contemplem as diferentes vozes do local, foram realizados também encontros com a time da HASCO. Com esses encontros foi possível também que a HASCO se reconectasse com a causa e reconhecesse o espaço que podiam ocupar para se movimentarem perante um obstáculo e uma causa maior.
Um passo importante e que aparentou ser decisivo na votação final, foram os encontros entre a primeira e a segunda audiência pública em Novembro. Durante esse período, a HASCO, com o apoio do Instituto Elos, realizaram vários exercícios para conseguirem se conectar e comunicar com o público. O foco desses encontros estava em como conseguir demonstrar a importância do projeto para a cidade. A aprovação do projeto não era sobre o HASCO como organização, era sobre conseguir apoiar famílias de baixa renda que tinham a necessidade de aceder à habitação subsidiada.
Com esses encontros ao longo dos meses, a HASCO passou por grandes transformações, desde o enraizamento, ao exercitar o poder da escuta, do diálogo e da aproximação dos vários stakeholders envolvidos. E todo esse esforço, resultou na aprovação de um projeto muito importante para a cidade de Lynnwood!