Na comunidade de Entra Apulso, em Recife, realizou-se mais um mutirão para realizar os sonhos das moradoras e moradores do bairro. Desta vez, o mutirão foi na rua General Americano Freire, na Vila, e o foco foi na recuperação de dois espaços de convivência e lazer que já existiam e na construção de um terceiro.
O mutirão durou 2 dias e contou com mais de 80 pessoas, desde moradores, e lideranças comunitárias, a organizações e poder público e privado, todos trabalhando juntos para criar e recuperar esses espaços de comunidade. Esses três espaços, que antes eram um local de acúmulo de lixo, foram transformados em lugares com plantas, com cor, com vida e espaço para todos poderem usufruir, desde as crianças até aos mais idosos.
O protagonismo comunitário de Entra Apulso continua crescendo, e a transformação desses espaços foi mais uma demonstração do legado que está sendo construído.
O Projeto
O Instituto Shopping Recife está localizado na comunidade Entra Apulso, e desde 2007 que atua em torno da função social e nutre sua relação com a comunidade promovendo o protagonismo dos moradores e o desenvolvimento de novas lideranças comunitárias. Como parceiro, o Instituto Elos impulsiona e apoia o movimento de fortalecimento da capacidade de transformação social da comunidade, contribuindo para um legado de protagonismo no território.
Karinne Costa, colaboradora do Instituto Shopping Recife nas áreas de educação e cultura e participante do GSA de 2022, foi quem movimentou a parceria do Instituto Elos com o ISR, após ter terminado o programa GSA. Karinne viu uma oportunidade de reestruturação dentro do ISR, através da metodologia Elos para se poderem conectar mais com o seu propósito e consequentemente trazerem mais protagonismo para a comunidade, dando então início à parceria em 2023. Essa parceria já passou por várias fases, tendo uma fase inicial só com equipe do ISR, e depois passando por outras com a comunidade como a Vivência Oasis, Encontros de futuro e planejamento e dois mutirões.
Karinne, conta que os encontros das comissões de moradores desde o primeiro mutirão em Maio, foram transformadoras em termos da mobilização dos sonhos que foram projetados para o bairro. O mutirão em Novembro foi o resultado desses vários encontros com as comissões em que não só sonhos foram partilhados, mas preocupações e dores também. Mas juntos, e com o apoio dos vários parceiros, os sonhos foram viabilizados! Os moradores demonstraram o poder e a força de fazer e construir juntos, do coletivo. Foram cultivados mais sonhos no solo fértil que é Entra Apulso!