O Léo se abriu para se transformar e chegou a lugares que não esperava!

Aqui no Instituto Elos, trabalhamos para gerar transformação – de lugares, histórias, pessoas, olhares. E fazemos isso em comunidade, aproximando gente diversa e convidando-as a fazer coisas juntas. Afinal, é convivendo que passamos a conhecer melhor as outras pessoas e a nós mesmas. E fazendo junto conseguimos realizar muito mais do que seríamos capazes sozinhas.

Foi no Conexão Elos, um dos programas de transformação para jovens que executamos lá na Vila Siri, que conhecemos o Léo Gabriel. Ele chegou sem saber muito do que se tratava, guiado mais por sua curiosidade e abertura. Pouco a pouco, ele foi se conectando com as atividades e a proposta foi fazendo mais sentido para ele. Tanto que, ao fim do programa, ele seguiu engajado em outras oportunidades de aprendizagem, participando da vivência Oásis na Vila e, depois, da primeira edição do programa Geração GSA*.

Segundo ele mesmo, a participação no Geração GSA lhe permitiu “ser mais sociável, interagir melhor, ter mais confiança, autoestima, a dançar, a soltar o corpo” e isso o ajudou a evoluir pessoalmente. Mas o mais legal é que suas mudanças não pararam quando os programas acabaram. Pelo contrário, elas seguiram reverberando e gerando novas transformações e impulsionando movimentos até então desconhecidos.

Desde lá, o Léo fez 18 anos, arranjou um emprego, começou a estudar inglês com o Globalhood e descobriu que poderia viajar o mundo trabalhando. Mais uma vez, contando com sua abertura e curiosidade, ele mergulhou na experiência e está, nesse momento, vivendo uma experiência inesperada de transformações gigantes.

É para celebrar todo esse movimento de se abrir para a transformação e de chegar em lugares inesperados que convidamos o Léo para contar um pouco do seu processo. Confira abaixo a perspectiva dele sobre a jornada até aqui.

⁠Qual a história do Léo Gabriel e qual foi um momento marcante em sua vida?

Eu nasci em Santos, cresci na Vila dos Criadores e morei na Vila dos Pescadores, também conhecida como Vila Siri (ambas na baixada Santista). Um momento marcante em minha vida foi quando tive a oportunidade de começar a olhar para mim e me conhecer melhor, o que aconteceu através do programa Conexão Elos.

⁠⁠Onde você está e o que está fazendo atualmente? Como foi que você chegou nesse trabalho?

No momento, estou trabalhando há um mês em um navio de cruzeiro. Agora estou na Espanha (tendo já passado por Itália, França, Portugal e Marrocos). Eu já tinha ouvido falar sobre esse tipo de experiência e trabalho, mas nunca tinha passado pela minha mente essa opção de trabalho para mim. Aconteceu tudo esse ano, muito rápido. Teve um processo, tive que estudar, mas quando decidi que queria, aconteceu. Eu tô aqui porque eu acreditei.

⁠⁠Como as vivências do Instituto Elos te ajudaram em seus processos pessoais e profissionais? O que elas transformaram?

Acho que o processos profissionais e pessoais estão sempre interligados. Eu preciso estar bem comigo mesmo, conseguir olhar no espelho e sentir orgulho de quem eu sou. Os programas me ajudaram a ter mais confiança em mim, na minha fala, no que eu olho, no que eu sinto. Me ajudaram a acreditar mais no que eu sinto, pois sempre fui uma pessoa muito desconfiada. Ainda sou um pouco, mas não como antes. Graças a esses projetos, eu tô conseguindo responder essas perguntas sem falar muito rápido, eu tô conseguindo falar com mais tranquilidade. Antes, eu falava muito rápido, com muitos pensamentos na cabeça, e não conseguia expressar cada palavra que vinha na minha mente. Eu fui a transformação que os programas causaram. Eu tô acreditando em mim, me sinto mais capaz, sinto que posso fazer quase tudo. Me sinto melhor que um ou dois anos atrás e eu não esperava isso. Assista o depoimento. 

Que conselho você daria para quem sonha em viver transformações em suas vidas?

Não gosto muito de dar conselhos, mas eu diria para as pessoas se sentirem abertas e disponíveis para conseguir abraçar as oportunidades quando elas aparecerem. A gente perde muita oportunidade na vida por besteira, por causa de pensamentos que não ajudam nada em nossas vidas. E arriscar! Eu também tenho medo, tô morrendo de medo aqui no navio. Mas o que eu posso fazer? Eu tô aqui já. Então é isso, se sintam abertas para as oportunidades.

*O Geração GSA é um programa do Instituo Elos que apoia o desenvolvimento de adolescentes através de autoconhecimento, cultivo de relações saudáveis, impacto social e conexão com a natureza. Saiba mais sobre o programa aqui. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.