Após longa espera e muita mão na massa, a Vila Esperança finalmente inaugurou o novo espaço da Associação de Bem com o Mangue, em Cubatão, um espaço comunitário para dar continuidade nos sonhos de uma comunidade. Crianças, adolescentes, pais, mães estiveram presentes para ver se concretizar uma linda história de transformação iniciada há um ano.
Festa, celebração, abraços e afetos tomaram conta da inauguração, com direito ao lançamento do livro “O Baú de Histórias”, da pequena Francisca de apenas 9 anos.
A Vila Esperança foi uma das comunidades parceiras do GSA 2022 e desde agosto do ano passado a equipe do Elos vinha apoiando a comunidade em diversas ações. Em parceria com um grupo de pessoas do bairro trabalhamos semanalmente na reforma e planejamento dos próximos passos até a inauguração.
Depois que o GSA termina, o Elos fica mais um ano nos territórios construindo junto os sonhos coletivos que foram despertados, até que se tornem realidade. Nesse período, para além de uma intervenção no espaço físico, vivemos processos de aprendizado e ensinagem, em que partilhamos os passos da Filosofia Elos. Nossos olhares, afetos, sonhos, cuidados e muito mais se desenvolvem e se mostram nessa conexão criada diariamente com todas as pessoas.
O espaço comunitário passa a oferecer um ambiente seguro e educativo para crianças e jovens da Vila Esperança, e a promover atividades de convivência e geração de renda para pessoas adultas do bairro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h30, e de 14h às 17h.
Moradora da comunidade, Adriana Maria da Silva celebrou a parceria que mobilizou o lugar e foi essencial para dar vida ao espaço comunitário. “Agradeço todas as ações que aconteceram aqui. Foi impactante em toda a extensão da associação. Sou muito grata pela colaboração de todos”, disse.
Parceria que determinou o sucesso
A parceria de sucesso foi construída a muitas mãos, sem as quais seria impossível realizar tudo o que foi feito. Em sintonia, Comunidade, Elos e demais parceiros se empenharam no desenvolvimento territorial da Vila Esperança. Lua, da Biblioteca Comunitária Conto de Fadas Periférico, apoiou construindo um processo reflexivo e de planejamento focado no Espaço de Brincar, além da catalogação dos mais de 300 livros recebidos de doações. O Instituto Lapin fez a doação de mobiliário para a brinquedoteca, cozinha e bazar/brechó, jogos, brinquedos, utensílios de cozinha, materiais e equipamentos como projetor, computadores, entre outros. A Editora Saíra ofereceu desconto em alguns livros e também doou outros de seu catálogo.
Outro morador da Vila, Zumbi se mostrou feliz pela concretização do desejo de muitos anos da comunidade. “Esse é um sonho de muitos anos, a gente sempre quis um espaço para as crianças”, afirmou.