Parceria para ampliar a acessibilidade

Tudo que existe, um dia foi sonhado. Foi Leonardo da Vinci quem disse isso, e aqui no Elos temos a oportunidade de atestar que essa frase é verdadeira muitas vezes. Todas as pessoas são capazes de sonhar…inclusive, e especialmente as crianças. Contudo, adultos tendem a pensar que as crianças não possuem capacidade para resolver problemas complexos.

O que o Elos acredita é, como diz Rodrigo Rubido, fundador do Elos, no processo de realizar um sonho, resolvemos inúmeros problemas. Um exemplo disso é a história do Mikael Rebouças, de 10 anos, que inspirou uma empresa a criar uma solução tecnológica para resolver o seu sonho de jogar videogame, mesmo com uma deficiência que o impossibilitava de usar os braços. O sonho foi do Mikael, mas o benefício chega a muitas pessoas.

O sonho de uma criança

Mikael não consegue movimentar-se por causa da artogripose, uma má-formação nas articulações, que limita e diminui a força muscular. Como outras crianças da sua idade, tinha vontade de jogar no celular e criou uma forma de fazer isso usando o próprio rosto para comandar o celular pela tela. Diante disso,  seu pai entrou em contato com a Colibri em 2020, da Tix Tecnologia, buscando um produto que pudesse atender as necessidades do filho. O produto não existia, mas o pedido motivou a empresa a desenvolver um mouse especial, acoplado a um óculos. Mikael testou o protótipo: controlava o mouse com o movimento de cabeça e realizava cliques com o pé.

Hoje o produto é uma realidade e diferente do protótipo, não conta com fios. Foi chamado Colibri. Ele é leve, possui bateria recarregável e não requer instalação de nenhum aplicativo, sendo pareado no computador ou celular, por bluetooth. O Colibri é recomendado para pessoas tetraplégicas ou com limitação motora para uso de braços e mãos.

Para contribuir com a criação de um mundo cada vez mais acessível e inclusivo, a Colibri disponibiliza as informações para que “qualquer pessoa possa construir uma versão melhorada daquele primeiro protótipo usado pelo Mikael.” Esse projeto ganhou o simpático nome de Colibrino, mistura de Colibri + Arduino (plataforma de hardware fácil de aprender). O Colibrino foi idealizado para facilitar que outras pessoas desenvolvam o hardware em casa, usando peças de baixo custo encontradas facilmente em lojas online.

É muita inovação em 2 anos. E para o Elos a parceria com a Colibri é uma oportunidade de ampliar o impacto das doações.

Parceria para ampliar o impacto social

A parceria acontece através do cadastro no projeto Nota Fiscal Paulista(NFP), que pode garantir a destinação de Colibri para pessoas que precisam do equipamento, mas não podem pagar. A cada 10 novas pessoas doadoras NFP juntas, as duas organizações destinam um mouse.

Para Nathalia Petenussi, do Marketing da Colibri, “este 2º ano de parceria entre o Instituto Elos e a Colibri foi mais uma oportunidade de unir forças para promover a inclusão social. Conheça mais da Colibri.

Até o momento, já conseguimos doar 9 colibris, após a realização de 90 cadastros em duas edições da Reatech, a principal feira de inclusão, acessibilidade e reabilitação da América Latina.

O Colibri é um elo na construção de um mundo mais diverso e mais inclusivo, o mundo que todos sonhamos.  Para contribuir para esta ação escreva um email para lara@institutoelos.org com o assunto “quero doar um colibri”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.