Cultura de doação ampliada de geração para geração fortalece elos para transformarmos o mundo.

Aqui no Elos, acreditamos em um olhar que reconheça a abundância existente na vida, e ver os resultados da publicação da Pesquisa Doação Brasil, conduzida pelo IDIS, fortalece o Esperançar que tanto nos inspira. A pesquisa revela um país que a cada geração se torna mais abundante de pessoas que compartilham o que tem para transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, e a nosso ver, esse é um dos caminhos para uma transformação social solidária e duradoura.

A pesquisa publicada em agosto sobre doação no Brasil permite conhecer um pouco mais sobre a contribuição de indivíduos para um movimento de transformação social. Os dados apoiam as entidades do Terceiro Setor, como o Elos, em seu processo de aprendizagem e criação de estratégias de mobilização de recursos.

O resultado está disponível em: https://pesquisadoacaobrasil.org.br/destaques/ e mostra que a prática da doação vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja em dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado. Dois anos antes, a média era de 66%.

Na nossa atuação, testemunhamos essas diferentes formas de doação ao trabalhar em territórios vulneráveis: Seja no processo de construir um centro comunitário, uma praça ou horta, existem aquelas pessoas que contribuem com tinta e materiais de construção, doando dinheiro para viabilizar a assessoria técnica, ou ainda oferecendo seus saberes e habilidades para fazer acontecer. A atuação do Elos se dá ao longo de mais de 25 anos atendendo mais de 900 localidades e com mais de 3 mil lideranças formadas, isso significa dizer que o trabalho é contínuo e que o desenvolvimento de tecnologia para a inovação social que se dá no território, precisa acontecer todo o tempo. E mobilizar os recursos necessários para viabilizar esse trabalho tem sido objeto constante de estudo e trabalho para a nossa equipe, que nos últimos anos tem investido em campanhas para pessoas físicas. Pessoas que se importam com o que acontece no mundo, que possuem valores e princípios e buscam organizações com quem se alinham e para quem possam doar.

A nosso ver essa pesquisa indica que estamos indo na direção certa.

O estudo também mostra que as doações para ONGs mantêm-se num certo patamar, e nos permite conhecer mais das questões que impedem que brasileiras e brasileiros doem mais. O principal aspecto é a confiança, ou melhor dizendo, a falta dela. Apenas 31% das pessoas entrevistadas concordou com a frase “As ONGs deixam claro o que fazem com os recursos que aplicam”, mesmo percentual que concordou com a frase “A maior parte das ONGs é confiável”. A pergunta que fica é: o que fazer para que as organizações sem fins lucrativos sejam mais confiáveis para a sociedade?

Por aqui, acreditamos muito na relação “Olho no olho, à distância de um abraço”, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Então aqui vão algumas dicas para quem precisa decidir se a organização em quem quer investir é de fato confiável:

  • Sempre que possível participe! Aproxime-se da organização, converse com quem trabalha lá e também com as pessoas beneficiadas pelo trabalho da ONG.
  • Acompanhe o que a organização realiza: É através dos relatórios anuais que as organizações prestam contas à sociedade, não apenas financeiramente, neste documento você também vai entender as prioridades da organização, suas aprendizagens e desafios;
  • Se você não sabe avaliar… há quem saiba: Organizações, como o Elos, possuem certificações que exigem um alto nível de transparência e correção nos processos. Além disso é importante observar se a ONG tem suas contas auditadas e se obteve algum reconhecimento ou prêmio. Tudo isso denota que grupos especializados se debruçaram sobre os documentos da organização e avaliaram antes de validar a sua atuação.
  • A importância de fazer acontecer: No final das contas é preciso analisar se a organização consegue implementar sua teoria de mudança no mundo, gerando transformação, e por fim
  • É importante haver alinhamento: Existem muitas organizações no mundo, cada uma trabalhando à sua forma. Quais delas se alinham com os seus valores e princípios?

Pode parecer difícil, mas não é. Você vai encontrar essas informações compiladas em uma só página no site da organização, as nossas estão todas na página Transparência do Elos . Lá reunimos esses instrumentos importantíssimos para seguirmos contando com a confiança de muitas pessoas que escolheram o Elos para transformarmos coletivamente o mundo. Um desses instrumentos é o Relatório de Atividades de 2022 do ELOS. Aproveite e acesse aqui.

Independente da organização que você escolhe apoiar, pela construção de um mundo mais solidário, somos elos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.