Na Bonja, em Porto Alegre, as agentes do Plano de Território continuam sonhando e construindo o seu bairro!
Em Outubro, foram realizados mais dois dos seis encontros planejados até ao lançamento do Plano de Território. Dia 21 e 29 de Outubro, realizaram-se dois encontros importantes sobre diálogo e participação. Com esses encontros comunitários que estão sendo realizados, as agentes continuam aprendendo sobre as ferramentas necessárias para planejar o futuro, reconhecer todo o potencial da Bonja e buscar inspiração para pôr a mudança em ação, utilizando a metodologia Elos.
O encontro de dia 21 de Outubro, foi um encontro dedicado às interações entre os grupos e ao levantamento das principais questões relacionadas à materialização das propostas, especialmente pensando na interação com as diferentes esferas do poder público, tendo em conta os cinco eixos temáticos de atuação das agentes: Meio Ambiente e Habitação, Mobilidade, Segurança, Equipamentos, Raça e Gênero. Esses encontros têm mostrado ser momentos cruciais para a continuação e sucesso do projeto, como conta uma das moradoras e agentes do plano:
O segundo encontro, caracterizado como Diálogo Elos, no dia 29 de Outubro, contou com a participação de convidadas de diferentes setores e associações, que já participaram em experiências similares para inspirar e partilhar aprendizados dos seus próprios planos com o grupo de agentes da Bonja.
As falas inspiradoras foram:
Planos Populares de Ação Regional (Porto Alegre/RS) Clarice Oliveira, Professora da Faculdade de Arquitetura UFRGS e Copresidente IAB-RS
Plano de Bairro Jardim Lapenna (São Paulo/SP) Carlos Carvalho/Dida (Presidente SOS Lapenna) e Vânia Silva (Analista de programas e projetos Fundação Tide Setúbal)
Periferia Viva – Secretaria Nacional de Periferias/Ministério das Cidades (BrasÍlia/DF) Flávio Tavares (Coordenador-Geral de Articulação e Planejamento Secretaria Nacional de Periferias)
No dia 11 de Novembro, irá se realizar um outro encontro, focado na construção de comunidade, que abrange alguns temas muito importantes e poderosos com práticas voltadas ao fortalecimento de vínculos, construção de confiança e melhor comunicação entre as agentes. Fique atenta ao nosso blog para acompanhar o desenrolar desse projeto! Estamos apoiando na construção de um plano para a Bonja ser o melhor lugar que todas as pessoas sonham, e colocar em prática!
O legado de protagonismo nesse território está vivo e presente!
Quer saber mais sobre o Plano de Território da Bonja? Entre em contacto com nossa equipe de facilitação:
- Caio Fiuza: caio@institutoelos.org
- Felipe Denz: felipedenz@institutoelos.org
- Rafaela Camerine: planodebairrobonja@institutoelos.org
Contexto do projeto
O Instituto Elos em parceria com o Instituto Lojas Renner apoia e fortalece desde 2018 o movimento que moradores do bairro de Bom Jesus vem fazendo cada dia mais, para o bairro ser um lugar de realização e isso nos impulsiona a trilhar esta jornada empreendedora e pulsante juntamente com a Bonja!
Esse projeto do Plano de Território é uma iniciativa das pessoas que moram na Bonja que age como um guia estratégico, considerando aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais. Serve para orientar o desenvolvimento do bairro e apoiar na promoção da inclusão social, do acesso a serviços públicos de qualidade, da preservação do meio ambiente e da melhoria das condições de vida das pessoas que moram na Bonja.