Por que é importante sermos reconhecidas no Prêmio Periferia Viva 2024

O Instituto Elos foi reconhecido no Prêmio Periferia Viva 2024, uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, que visa reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas populares, assessorias técnicas e entes públicos governamentais que atuem no enfrentamento da desigualdade socioespacial e na transformação dos territórios periféricos.

O reconhecimento aconteceu na categoria assessoria técnica, em parceria com a Vila das Criadoras, um dos territórios parceiros do Instituto Elos, em um evento realizado em 28 de novembro, em Brasília. Em 2024, foram 178 iniciativas premiadas.

Para o GSA 2022 Jonathan Gomes, que foi até Brasília com o time do Instituto Elos, o impacto da premiação vai muito além do reconhecimento. Ele é do São Manoel, também na Baixada Santista, também território parceiro do nosso trabalho.

“O Periferia Viva dá a devida importância às periferias, que estão na linha de frente da construção de iniciativas que desenvolvem cultura, economia local, política, projetos sociais e muito mais. É algo superimportante e valioso para o Brasil, para as comunidades, e principalmente para as pessoas que estão à frente dessas ações”, destaca.

Thais Polydoro (Instituto Elos), Gisele Quaresma (Vila dos Criadores), Natasha Mendes Gabriel (Instituto Elos) e Vitória Santos (Instituto Elos)

Para Jonathan, o reconhecimento fortalece os projetos e amplia sua dimensão de impacto. “Mesmo que esteja atendendo 10, 15 ou 20 pessoas, é importante lembrar que cada ser humano é um universo que merece atenção e valorização. Para mim, o Periferia Viva destaca a importância daquilo que é construído pelas periferias, celebrando a grandeza dessas iniciativas”, afirma.

Um exemplo concreto do impacto da premiação foi o reconhecimento deste projeto de assessoria técnica do Instituto Elos em parceria com Vila dos Criadores, na Baixada Santista. Assessoria técnica é quando colocamos o que sabemos, as nossas tecnologias sociais e o nosso time, em favor de um território e grupo de moradoras e, a partir daí, geramos transformações a partir deste encontro, desta parceria.

Para Natasha Mendes Gabriel, uma das co-fundadoras do Instituto Elos e responsável pela área que articula estes projetos, momentos como este são importantes por muitos motivos. “É quando as lideranças comunitárias, que são nossas parceiras no trabalho dos territórios, também são reconhecidas pelo que fazem por mais pessoas. Neste caso, gente do Brasil inteiro”, ela diz. Para Natasha, também é um momento importante de articulação, construção de novas redes e parcerias.

“Também acho que foram bons os contatos, especialmente com o pessoal da Secretaria Nacional das Periferias, que foi muito gente boa, bem aberto para conversar”, resume.

Gisele Quaresma, da Associação de Melhoramentos da Vila dos Criadores, também esteve no time que foi até a capital federal ser celebrada.

“Os conhecimentos compartilhados e as realidades apresentadas me mostraram histórias de vida e anos de dedicação de lugares e pessoas que eu nunca imaginei conhecer. As pessoas das periferias que se dispuseram a compartilhar suas experiências e saberes têm minha eterna gratidão”,

Gisele Quaresma, da Vila dos Criadores, e Natasha Mendes Gabriel, do Instituto Elos com o Troféu Periferia Viva 2024

O Prêmio Periferia Viva também inspira a transformação de projetos locais em políticas públicas. “Ele não é apenas um troféu. Ele diz: ‘Seu projeto é importante. Este é o seu reconhecimento.’ Além disso, propõe reflexões sobre como essas ações podem beneficiar a população local e até mesmo nacional”, destaca Jonathan.

Gisele também reforça a relevância do prêmio para as comunidades: “Este prêmio é muito importante para nós, porque reconhece o esforço de pessoas como eu, Danúbia e outros grupos que lutam pelas suas comunidades”.

Ter um projeto reconhecido em uma premiação nacional tão importante é o objetivo de muitas organizações. É um recado que elas estão no caminho certo, que seus programas e projetos fazem sentido, geram mudanças reais. Para o Instituto Elos, ter o seu trabalho neste lugar de destaque e atenção em Brasília foi um momento de inspiração e encorajamento.

Como bem resume Jonathan: “Cada vez que mudamos a vida de alguém por meio de uma iniciativa, promovemos uma revolução na vida daquela pessoa ou até de uma família inteira.”

Veja o depoimento de Vitória Santos sobre a premiação em um conteúdo exclusivo para as redes sociais do Instituto Elos clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.