Tema decisivo das eleições nos EUA, habitação torna-se principal missão de colaboração brasileira com americanos

Instituto Elos na vivência osais, nos EUA. em parceria com a Hasco

Equipe do Instituto Elos é convidada por organização de habitação americana para implementar estratégia de diálogo e desenvolvimento territorial em iniciativa que já superou divergências políticas e agora quer se tornar referência de acesso a direito à moradia

Nos Estados Unidos é muito comum a expressão Nimby (Not in My Backyard, não no meu quintal, na sigla em inglês). Uma atitude que sintetiza a dificuldade da sociedade americana em conviver na diversidade, acolher imigrantes como vizinhos e não apenas como força de trabalho e reconhecer a moradia como um direito, depois de anos marcados pela especulação imobiliária e pela prática de preços abusivo que contribuem para, de acordo com pesquisa da Business Insider, um déficit  de 2,2 milhões de casas. 

A moradia tem sido uma das principais pautas das eleições americanas, de acordo com especialistas, que avaliam que vai ser um fator decisivo na corrida presidencial. Na falta de casas, moradias sociais parecem ser uma resposta, mas restrições da política do uso de solos e tensões políticas causadas pelo sentimento de Nimby entre uma população mais conservadora, representam barreiras quase intransponíveis para esse tipo de empreendimento em diversas regiões dos Estados Unidos.         

Barreira que o Instituto Elos, organização brasileira dedicada a tecnologias sociais, tem ajudado a construtora Hasco a superar em Lynwood, cidade do estado de Washington. localizada na costa oeste americana. Desde 2023, a parceria desenvolve um trabalho de articulação para o desenvolvimento de um conjunto habitacional que tem como objetivo receber mais famílias em apartamentos oferecidos a preço mais popular. 

Após mediar os embates entre a Hasco e moradores da região inicialmente contrários ao projeto, a equipe facilitadora do Instituto Elos conseguiu que os atores locais estabelecessem a articulação necessária para que o projeto fosse aprovado no segundo semestre de 2023.   

“Trabalhar com a equipe do Elos tem sido uma experiência maravilhosa. Eles me ajudaram a olhar para os problemas de uma perspectiva diferente, facilitando a visualização das soluções. Onde eu via problemas, eles viam oportunidades. E especialmente na minha área, trabalho muito com dados e números, e é muito fácil perder-se do objetivo final, mas quando voltei a me concentrar no impacto que as decisões podem ter nas pessoas, o caminho torna-se muito mais claro”, comemora Duane Leonard, diretor-executivo da Housing Authority of Snohomish County (HASCO)

Agora, a equipe brasileira se prepara para ampliar o trabalho: contribuir para que a Hasco se posicione como articuladora pela moradia social, aproximando-se de possíveis parceiros para que o empreendimento que propõe, de ampliação de moradias em complexos maiores aos que são comuns na sociedade americana, possa alcançar novos territórios. 

Durante o mês de setembro e outubro, a equipe de facilitação do Elos estará em solo americano, conduzindo vivências Oásis entre a Hasco e parceiros locais, além da comunidade. As vivências são espaço de cocriação, em que as pessoas reunidas, de acordo com a metodologia do Instituto Elos, criam planos de ação nos territórios. Durante os encontros, facilitadores desenvolvem diálogos que contribuem para o fortalecimento de laços e a negociação política de demandas para uma região, além de orientar caminhos para que o grupo encontre as ferramentas necessárias para a implementação dos projetos.    

“É o momento em que vamos ampliar o sonho que foi construído lá atrás. Nossa metodologia trabalha por uma perspectiva de expansão, em que não basta resolver o problema:é preciso imaginar e construir cenários depois que o sonho foi realizado.”, explica o diretor do Instituto Elos, Rodrigo Rubido. “Com a Hasco, identificamos que os americanos observam o acesso à moradia a partir de uma perspectiva individual que não está ajudando a encontrar ferramentas para um problema que é social e necessita de tecnologias baseadas no senso de comunidade e de pertencimento”.      

Rubido embarca com a equipe do Elos no final de setembro, e as ações em solo americano devem acontecer até a última semana de outubro.  

Sobre o Instituto Elos     

Instituto Elos é uma organização santista referência mundial em Tecnologias Sociais e metodologias para formação de lideranças e transformação social. Alinhado com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, contribui para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Com atuação de impacto desde 1999, teve sua metodologia disseminada em mais de 50 países, formou mais de 3 mil lideranças e alcançou mais de 500 mil pessoas em pouco mais de 990 comunidades no mundo.

As formações unem teoria e prática por meio de cursos, jogos sociais e vivências. A organização atua para conectar e articular os diferentes setores da sociedade em torno de objetivos comuns de desenvolvimento social, garantia de direitos e  acesso à políticas públicas.

Por seu trabalho, o Instituto Elos foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em cinco edições da premiação. E foi premiado pela Fundação Banco do Brasil pela tecnologia Jogo Oasis na categoria Política Pública.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.