A Visita de Inspiração é uma ferramenta pedagógica utilizada nos mais diversos projetos do Instituto Elos. Quando o foco é desenvolvimento comunitário, levamos grupos de moradoras para conhecer comunidades que estão nesta jornada há mais tempo. Em projetos de ensinagem para jovens lideranças o foco é conhecer projetos liderados por juventudes em outros territórios, considerando os desafios específicos de cada local, mas também há pontos em comum quando se trata de ser jovem e líder, ao mesmo tempo.
Na Visita de Inspiração promovemos uma roda de conversa entre comunidade anfitriã e comunidade visitante, na qual as seguintes perguntas são respondidas: Quais caminhos foram percorridos? Quais desafios foram enfrentados? Quais estratégias foram utilizadas para encarar estes desafios? Quais conquistas foram alcançadas?
Além disso, a Visita de Inspiração busca estimular a articulação entre diferentes comunidades e pessoas que percorrem jornadas semelhantes, a fim de compartilhar aprendizados e experiências de um local para outro. Quem anfitriona sempre está, pelo menos, um passo à frente de quem está visitando, podem ser meses ou anos de experiência no processo de desenvolvimento comunitário e/ou de liderança.
Enquanto ferramenta pedagógica, a Visita pode se inserir em duas etapas da metodologia Elos. Na etapa do Cuidado, que é quando, após definir quais serão os sonhos coletivos que a comunidade quer realizar em um mutirão comunitário, é construída uma maquete que dá forma a estes sonhos e são definidas as estratégias de captação de recursos e materiais para a viabilização destes sonhos. Neste momento, realizar a Visita de Inspiração atende a necessidade de mostrar à comunidade visitante o que pode acontecer quando as pessoas de um determinado local se unem e colocam a mão na massa juntas para realizar o que sonham.
Outra possibilidade é realizar a Visita de Inspiração na etapa da Re-evolução, momento no qual a comunidade já realizou a experiência de materializar um sonho coletivo e está planejando novos projetos. A visita neste momento é uma oportunidade de inspirar as juventudes e grupos comunitários a darem novos e maiores passos.
Visitas que transformam vidas
Os depoimentos que recebemos de grupos comunitários e jovens que participam das visitas costumam ser muito positivos e refletem o quanto a experiência é impulsionadora.
“Eu tô muito feliz, eu aprendi muito. Essas pessoas que estão aqui, que eu conheci. A Vivi deu uma aula pra gente agora há pouco e eu tenho certeza que todo mundo vai levar isso. Mesmo se eu ficasse aqui a tarde inteira, a semana inteira, eu não iria achar palavras pra expressar a emoção que está aqui dentro. Só a gente vivendo mesmo. Até porque eu acho que se eu contar para alguém não vai ser igual. A gente tem que vir e viver esse dia.” Maria Garcia – moradora do Residencial Sirius (Campinas-SP) após visita realizada ao Instituto Favela da Paz no Jardim Nakamura (São Paulo-SP), em 2017.