Elos participa de ação de cooperação internacional em Guiné Bissau


Por Mariana Felippe

O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), realiza ações de cooperação técnica Sul-Sul para apoiar países em desenvolvimento da América Latina e Caribe, África, Ásia e Oceania no fortalecimento de suas instituições e de seus recursos humanos por meio do desenvolvimento das capacidades. Desde maio de 2010, o Instituto Elos é parceiro de uma dessas ações, que atua como complemento estratégico às atividades de combate à pobreza em desenvolvimento pelo Governo Guineense.
O projeto Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas, financiado e coordenado pela ABC/MRE, é uma ação que acontece na comunidade São Paulo em Guiné Bissau, com os objetivos de fortalecer lideranças, apoiar o Desenvolvimento Comunitário, promover a Educação Integral de crianças e jovens da comunidade do Bairro São Paulo por meio da construção de um Centro Educacional e Cultural onde serão desenvolvidas oficinas no contra turno escolar e nos finais de semana, além das aulas da própria escola.

Projeto arquitetônico do Centro Educacional e Cultura escolhido por meio de concurso organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF em 2010

A Unesco, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), a Fundação Gol de Letra, o Ministério da Educação de Guiné Bissau e a Associação Amizade (da comunidade São Paulo, na cidade de Bissau, em Guiné Bissau) também são parceiros do projeto. O Instituto Elos, por meio da arquiteta Natasha Mendes Gabriel, vêm realizando o processo de mobilização comunitária para as atividades do Projeto e a construção do Centro Educacional e Cultural em sistema de mutirão a partir da identificação dos talentos, recursos e tecnologias locais da comunidade São Paulo.
O primeiro passo nesse processo foi uma visita para Diagnóstico Apreciativo, usando a metodologia Elos. Portanto, além do diagnóstico técnico preliminar sobre o local, Natasha realizou levantamento das belezas, talentos e recursos locais, organizou conversas e um encontro com a comunidade, para falar sobre o projeto e os sonhos dos moradores.
 

 

 

 

A próxima etapa foi a realização de um Oasis Training na comunidade São Paulo para formação de 22 jovens, realizado em agosto de 2010. A mão na massa realizada durante a formação envolveu a construção de 3 paradas de Toca Toca (meio de transporte local) e recuperação de 3 km de estrada de terra em apenas 2 dias.
Na etapa Re-Evolução, a comunidade decidiu realizar um novo desafio: a construção de um bongolô cultural e implantação de 3 oficinas culturais, a partir das formações realizadas pela Fundação Gol de Letra. Além da construção do bongolô, o Grupo de Mutirantes, constituído durante o Oasis Training, ficou responsável pela mobilização de recursos na comunidade, com empresas e parceiros de Bissau, por meio de solicitações via carta e reuniões, bem como de organização de evento cultural com artistas da comunidade no Centro Cultural Brasil – Guiné Bissau para sensibilização e mobilização de recursos e divulgação em rádios de Bissau.
Em dezembro de 2010, o bongolô ficou pronto e já haviam sido implantadas duas oficinas! Todo o andamento da obra está sendo realizado com participação da comunidade e do apoio técnico da arquiteta Cintia Etges, membro da equipe autora do projeto arquitetônico.
Em outubro de 2011, Natasha irá novamente para Guiné Bissau para acompanhar a obra do Centro Educacional e apoiar a comunidade no processo de formação do comitê gestor para o espaço, que começará a atuar antes da finalização da construção, que está prevista para o final deste ano, além disso também acompanhará a oficina de Bio-construção para os mutirantes da comunidade, que será ministrada pelo arquiteto Henrique Pinheiro
Para saber mais sobre o trabalho, assista a série de reportagens realizada pelo Jornal Futura, do Canal Futura.
 

  • Ação de cooperação técnica

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nKoJx0-gFkM&feature=related[/youtube]
 

  • Educação, com entrevista de nossa coordenadora do Núcleo de Design Natasha Mendes Gabriel

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8AcRV4yIHQo[/youtube]
 

  • Cultura

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=n12zhbOUHpQ[/youtube]
 

  • Juventude

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Uk6w2eGBk4c[/youtube]
 

  • As mulheres e a luta por direitos

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jr388eVQfM8[/youtube]
Para ver mais fotos da comunidade São Paulo, acesse o Flickr da agente de ligação da Unesco Alessandra Terra aqui e aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.