Círculo de Re-evolução GSA: um encontro na África do Sul

O último mês de novembro foi muito especial e importante para nós, com a concretização de mais um sonho: realizar um encontro de Guerreiros Sem Armas na África do Sul. Esse sonho começou lá em 2019 e foi interrompido com a pandemia, mas nunca esquecido… e agora em 2022 chegou a hora de ver a materialização desta reunião tão potente e tão aguardada! Participaram 18 GSAs de diferentes edições: 2012, 2014, 2017, 2018, 2019 e 2022. Gente que veio das Américas, Ásia, Europa e do próprio continente Africano. 

Um encontro na África do Sul

Foram 18 dias na África do Sul, em Stellenbosch, reunidos para refletir, sonhar, realizar, se conectar, dançar e celebrar, trabalhando junto com os moradores e moradoras da comunidade de Lanquedoc. Dias intensos, de muitas trocas e aprendizados. O grupo pode vivenciar mais uma vez os sete passos do Jogo Oasis e viram a abundância, os sonhos e os milagres se materializarem bem diante de seus olhos.

Teve Show de Talentos com muita dança, muita música, e a participação de mais de 200 pessoas para compartilhar e admirar os talentos que ali se apresentavam! Teve também Encontro dos Sonhos e de Projetos e a escolha de construir um espaço de convivência com múltiplas funções: cuidar da alimentação das pessoas, por meio de uma horta comunitária; cuidar da convivência e garantir um espaço de encontro coletivo, inspirado na cultura do povo tradicional Khoisan; um playground e uma creche para as crianças; e um espaço para a venda dos vegetais.

Em dois dias os recursos foram mobilizados, as pessoas apareceram para colocar a mão na massa – especialmente as crianças, que trabalharam muito! – e, no final do domingo, o local escolhido, uma praça central da comunidade, já tinha se tornado um espaço totalmente diferente!

Antes do Mutirão de 2 dias
Antes do Mutirão de 2 dias: uma praça desocupada
Depois do Mutirão de 2 dias
Depois do Mutirão de 2 dias: novos espaços construídos coletivamente

E essa foi a semente para o início de uma transformação em Languedoc: os próximos passos foram definidos na reunião de Re-evolução, com o desenho de planos a serem colocados em prática no mês seguinte; três, seis e 12 meses depois também. 

Assim como a comunidade, os GSAs também passaram por outros processos de transformação durante essa jornada: jogos baseados em sabedorias ancestrais com Kaká Werá; uma roda de conversa com o convidado Wilhelm Verwoerd, um facilitador e pesquisador sul-africano que é neto de Hendrik Verwoerd, o então Primeiro Ministro da África do Sul e responsável pela implementação do regime de segregação racial conhecido como apartheid, para entender o contexto histórico do país e as consequências do racismo que reverberam até hoje na sociedade; visita a organizações sociais locais; e atividades entre o grupo para desenhar e sonhar seus próximos passos depois do programa. 

Uma experiência memorável, inesquecível, que reforça nossa crença, mais uma vez, de que a comunidade é a resposta para todas as perguntas; e renova a nossa esperança de que o melhor mundo é possível!

 
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.