No final de semana, o programa Comunidades Empreendedoras promove uma ação que une os moradores para cuidar da área comum dos seus edifícios criando identidade visual no bairro, coordenada pela Thaís Polydoro. Para isso, o Conexão Guapurá, grupo formado por condôminos do Minha Casa, Minha Vida Flores e Árvores, e o Instituto Elos conquistaram duas parceria importantes: a Tintas Coral e o Rotaract Club.
Durante a semana, os 5 condomínios que aderiram à ação – Palmeiras, Margaridas, Araucárias, Ipês e Sibipiruna – escolheram os padrões para pintura em estêncil, que aprenderam a realizar no ano passado, em oficina no Ateliê Arte nas Cotas, também realizada pelo Comunidades Empreendedoras.
Na sexta (30 de janeiro), começa a mão na massa para preparar os muros que serão pintados e, no sábado, 50 jovens do Rotaract, se juntam aos moradores para aplicação dos desenhos baseados nos nomes de cada condomínio. Ao todo, serão mais de 715 litros de tinta! Na terça (10 de fevereiro), haverá um encontro de avaliação com os síndicos.
A ideia de juntar o Rotaract veio do convite que Tito Ferraz Ribeiro fez para o Elos participar do CONARC 2015, encontro que reúne os Rotaract Clubs do Brasil, que acontece de 28 a 1 de fevereiro em Praia Grande. Na sexta, haverá um treinamento em “Mobilização Comunitária e o Protagonismo local”, depois, iremos falar sobre o tema “Projetos de empoderamento social – construindo sonhos coletivos”. No sábado, 50 jovens se juntam no mão massa no Guapurá, dentro do que entendemos que a gente aprende fazendo.
Para quem não sabe, o Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo.