Juventude e lideranças ativam a Vila

Projeto no Saboó com o BTP

O projeto de Desenvolvimento Territorial na Vila dos Pescadores, em parceria com a Compass
Gás & Energia, é realizado para a promoção
da cultura da abundância.

Realizado no município de Cubatão, São Paulo, o projeto tem dois eixos: Protagonismo Comunitário e Protagonismo Juvenil, que são orientados pela metodologia Elos e viabiliza o fortalecimento das relações de confiança e cooperação entre diversos públicos, em um processo de desenvolvimento territorial a partir da formação de jovens e a realização de projetos sociais. 

É oferecida uma formação para que a juventude tenha acesso a informação, conhecimento, histórias inspiradoras, e atuem ativamente de forma cidadã em suas localidades. O grande objetivo: serem agentes sociais de transformação da sua realidade e do seu bairro. A outra jornada é com lideranças comunitárias, viabilizando seus sonhos coletivos para o bairro, através do fomento de projetos sociais locais. Esses dois eixos de atuação são estratégias para o desenvolvimento territorial, a partir de uma visão de futuro compartilhada. 

O Programa Conexão Elos – Vila Siri, para jovens de 16 a 25 anos, é uma formação de 9 meses, de aprendizagem na prática, aplicando a metodologia própria do Elos focada na educação social, que fortalece a capacidade das pessoas de transformar a sua realidade. Uma formação conectada com o potencial, pertencimento e protagonismo, dimensões que são condutoras das ações para gerar resultados sólidos,  e conduzida pela Metodologia Elos, baseada no olhar, no afeto, no reconhecimento dos talentos e no desenvolvimento de ações práticas.

O outro eixo do projeto de desenvolvimento territorial é a formação e fortalecimento de grupos locais que elaborem projetos para a viabilização de sonhos coletivos no próprio bairro. Esse impulso ao empreendedorismo social aconteceu através de um edital para projetos comunitários – Edital Ativa a Vila. Dentro do edital, é oferecido oficinas de elaboração de projetos, feira de projetos e banca de avaliação, de forma participativa e transparente, fazendo também desta etapa uma aprendizagem coletiva, onde 5 projetos são selecionados e passam a receber a mentoria do Elos para seu desenvolvimento durante 6 meses, juntamente com recurso para aquisição de materiais, arcar com custos previstos para execução das ações.

As lideranças e moradores locais ampliam sua capacidade para propor projetos orientados por uma visão de futuro compartilhada, estimulando o empreendimento de diversas iniciativas de base comunitária, que recebem mentoria do Elos e de consultorias especializadas, além dos materiais necessários para a execução dos projetos. As lideranças dos 5 projetos são acompanhadas semanalmente com mentorias do Elos e consultoria especializada em suas áreas de atuação, como esporte, dança, cultura e geração de renda, com 134 pessoas participando das atividades gratuitas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.