Através do Dia de Doar em 2022 você pode fazer a diferença, de forma estruturada e efetiva, no processo de desenvolvimento territorial de um território parceiro do Instituto Elos no Guerreiros Sem Armas 22.
Esse ano o Dia de Doar vai contribuir para o fortalecimento de uma iniciativa comunitária já iniciada: a construção de um centro comunitário, na Vila dos Criadores, Santos (SP).
Cercado por grandes empresas em uma área que era um lixão, o bairro possui muitos talentos, potencialidades e histórias locais. Uma delas foi a capacidade de geração de renda através de reciclagens, o que tornou possível a regeneração e o crescimento da natureza junto com o desenvolvimento da comunidade.
CONHEÇA O PROJETO A SER CONTEMPLADO:
A iniciativa comunitária escolhida esse ano é para o fortalecimento das obras e posterior finalização de um centro comunitário. Enquanto o espaço ainda não está pronto, o grupo de moradores e moradoras está sonhando com as atividades que acontecerão lá! Aulas de capoeira, idiomas, dança e oficinas formativas sobre Direito à Cidade, à Moradia e Justiça Restaurativa são algumas possibilidades de ações que o grupo discute nas reuniões comunitárias realizadas quinzenalmente, além dos alinhamentos sobre a continuação da obra.
DO SONHO À REALIDADE:
O sonho de construção de uma sede para a associação comunitária surgiu ao longo do desenvolvimento do programa do Instituto Elos, Guerreiros Sem Armas em 2022. Após o reconhecimento de talentos, recursos, potencialidades e sonhos coletivos e locais, montou-se uma maquete para sonhar uma pracinha com parquinho infantil ao lado do centro.
Após a execução de um mutirão comunitário de 3 dias e do projeto arquitetônico, começou a mobilização de recursos para tornar o espaço habitável e para que as atividades possam começar a acontecer. Para finalizá-lo é necessário cimento, blocos, areia, telhado, portas, janelas, inclusão de copa e cozinha de alvenaria, toda parte elétrica, hidráulica, paisagismo e mobiliário interno. Teremos também investimentos para ambientar e equipar esse espaço.
O BAIRRO:
Situa-se no bairro da Alemoa, na cidade de Santos. O nome Vila dos Criadores tem conexão com a criação de animais naquele território.
No início dos anos 70, o território era um lixão que recebia todos os resíduos sólidos da cidade de Santos. Nessa época, algumas famílias viviam da coleta de lixo. Com o passar dos anos, mais famílias foram ocupando e o número de habitantes aumentou depois da criação do aterro sanitário em 2003. O espaço de depósito de lixo foi desativado e se transformou em uma área verde com habitações ao redor. Atualmente, vivem em média 4 mil pessoas na vila.