Por Thaís Polydoro*
A parceria com a CIPASA Urbanizadora iniciou-se a partir da vontade da empresa em relacionar-se e colaborar com a vizinhança antes da chegada de seus empreendimento. Espera-se que os ativos socioambientais, socioeconômicos e socioculturais comunitários desenvolvam-se e potencializem-se e unam os empreendimentos residenciais da empresa como mais um na rede de parceiros e no cuidado com o território e seu entorno.
O Elos desenhou com a área de sustentabilidade da CIPASA projeto para 2 cidades: Canoas (RS) e Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Em Canoas, os passos foram: visita de identificação de potencialidades da comunidade Guajuviras, facilitação do encontro de apresentação do empreendimento à vizinhança do Parque Ozanan e São José, realização de uma vivência Elos por meio da metodologia Jogo Oasis para um grupo de 20 pessoas, culminando com ação de materialização de sonho local e acompanhamento de grupos de trabalho para o desenvolvimento de novas ações na região.
A comunidade São José revitalizou a Parça de Reci e, no Encontro de Futuro, criou grupos de ação para novos sonhos: creche, infraestrutura, manutenção da Praça da Reci e novos Oasis em Guajuviras.
Em Cachoeiro de Itapemirim, houve mobilização dos moradores do Campo Leopoldina, e, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, também aconteceu uma vivância Elos para um grupo de 15 pessoas com materialização do início de uma área de lazer no alto Leopoldina.
Colocar a Filosofia Elos a serviço do propósito de outras organizações é uma forma de realizar nosso próprio propósito de impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos!
*Thaís Polydoro é gestora do núcleo de Realização do Instituto Elos