Depois do GSA 2014, estamos acompanhando bem de perto as comunidades parceiras, com o apoio do Plano de Aplicação do Fundo Socioambiental da CAIXA, que faz parte da estratégia conhecida como DIST (Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios). Assim surgiu o Comunidades Empreendedoras, um projeto de desenvolvimento local que está envolvendo o Guapurá, a Prainha, a Vila Progresso, e o Caminho da União, todas localizadas na Baixada Santista.
Em março de 2015, realizamos no SESC o I Festival Comunidades Empreendedoras onde selecionamos oito projetos de impacto social, ambiental, econômico e cultural nas comunidades. O sonho da União da Comunidade, grupo formado pelos moradores do Caminho da União – Jardim São Manoel – Santos, foi a implantação de uma horta comunitária, chamada Horta Bons Frutos.
Para fazer acontecer o sonho do grupo, começaram a busca pelas melhores parcerias para que o projeto se torne espetacular. A CPFL fez a cessão do terreno para implantação da horta, o Cidades Sem Fome foi contratado para dar consultoria no projeto, e o Rotary Club Santos – Boqueirão é a patrocinadora do projeto, através da doação de recursos financeiros para ferramentas e materiais iniciais.
Com todas estas parcerias, chegou a hora da comunidade colocar a mão na massa, para fazer a primeira horta comunitária em Santos. Os moradores começaram com a limpeza do terreno, e já dá para ver em um dia de mutirão, os resultados dando frutos.
Para fechar com chave de ouro este processo, todos foram parar hoje na capa do Jornal A Tribuna! É isso, quando o sonho coletivo é legítimo, todos se unem para transformar o mundo no lugar em que todos sonhamos