Mirian Fonseca: quando acessamos um edital não precisamos acertar tudo de primeira

Read this article in English here.
Leer en español aquí.

Ao dizer isso, Mirian aponta um pedido de cuidado e acolhimento por parte dos financiadores com quem está no começo de sua caminhada no mundo dos projetos. GSA de 2019, ela é de Lauro de Freitas e atualmente mora em Salvador, na Bahia. É uma das oito apoiadas pelo Jovens Ideias em 2023.

Quando o Instituto Elos rodou uma pesquisa com a Comunidade GSA, que é como chamamos as pessoas que passaram por alguma edição do Guerreiros Sem Armas, descobriu, entre tantas coisas, que era preciso apoiar mais de perto ideias que, inspiradas de alguma maneira pela Filosofia Elos, brotavam entre os mais de 600 participantes espalhados pelo mundo.

A maioria dessas ideias enfrentavam o desafio do financiamento. Seja por estarem em fase inicial, seja pela complexidade da linguagem dos editais.

Mais que apoio a uma ação pontual ou a um projeto na comunidade da liderança GSA, o Jovens Ideias é a busca de um ambiente seguro em que as pessoas possam testar as suas hipóteses de transformação. Ou seja, apoio técnico e financeiro para pesquisar, elaborar, desenhar, testar, errar se for necessário, em busca das melhores versões de um projeto.

Queremos encorajar a elaboração de tecnologias sociais emergentes. E não se faz isso sem rede de apoio. É o caso do trabalho da Mirian.

“Quando saí do GSA, desenhei meu Caminho da Expansão pensando em como usar a Metodologia Elos para desenhar um espetáculo teatral ou processos de criação artística”, explica. Ela é formada em Direção Teatral na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e tem pelo menos 11 anos de experiência em mobilização comunitária e desenvolvimento de projetos colaborativos.

Pensou que seria, sim, possível usar o que aprendeu em outros contextos e foi assim nasceu o Laboratório de Criação, uma iniciativa que usa as dimensões da Metodologia Elos (Potencial, Pertencimento e Protagonismo) para mapear recursos, talentos e sonhos com foco na reestruturação e reposicionamento institucional de coletivos culturais. O projeto piloto, apoiado pela chamada Jovens Ideias, será com o grupo oCartel, de artistas negros das periferias de Salvador.

“Quando perguntamos quais são os sonhos de um grupo, a gente consegue mapear o que precisamos pedir num edital, por exemplo”, diz Mirian, que aponta assim um pouco de como pretende costurar a relação da Filosofia Elos com o Laboratório de Criação.

“Muitas vezes a gente não consegue nem ter um Olhar atento para a nossa rede”, diz. Uma das etapas da iniciativa é justamente essa investigação dos talentos e recursos que estão por perto, e que a gente aciona pouco em nosso dia a dia.

Sai de cena aquele jeito linear e muitas vezes distante de investigar, organizar e estruturar as potências coletivas, para entrar um outro jeito de abordar os desafios institucionais, especialmente nos coletivos culturais. Um jeito mais horizontal, mais… coletivo.

Além de apoiar para que o grupo avance para um outro momento de sua existência e do seu trabalho, o Laboratório de Criação – Edição Cartel prevê uma série de entregas artísticas.

Além do Laboratório de Criação, o Jovens Ideias apoia o Saberes do Povo do Remanso (Lençóis, BA), Cocriando TRANSformações (Campinas, SP), Associa as Ações (São Vicente, SP), Quilombo GSA – Tereza de Benguela (nacional), Colorindo a Quebrada com Poesia (nacional), Museu dos Sonhos Vivos (Recife, PE) e o Fim de Semana no Parque (Cubatão, SP).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. 

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Proteção de dados

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.