No final de semana de muito sol em Campinas, 130 moradores do Residencial Abaeté, e 30 participantes da Vivência Oasis da Escola de Transformação, colocaram a mão na massa para realizar os sonhos coletivos do lugar.
“Aos olhos de muitos pode ser pouco, mas aos meus olhos foi muito que fez a diferença. A gente está se unindo e outras pessoas virão. Ontem a noite tocaram no meu condomínio pessoas que eu nem conheço pra dizer que estava tudo muito lindo e que estava super feliz com tudo que estava acontecendo. A gente não saberia dar o primeiro passo e com vocês foi dado o primeiro passo todos juntos de uma só vez”, nos contou Katarina Leme da Silva, síndica do condomínio 06, moradora do Abaeté.
Para se ter uma ideia, foram um total de 1270 covas abertas para plantio em dois dias de mutirão. Foram construídos 06 bancos de madeiras para a futura Praça da entrada do bairro.
“Foi uma experiencia que me ensinou e inspirou muito. Só tenho a agradecer aos moradores e moradoras do Abaeté pela calorosa recepção e pela amizade sincera que fiz com muita gente, aos outros voluntários que são exemplos de seres humanos fenomenais que realmente fazem valer o seu peso em ouro e ao Instituto Elos pela metodologia de suas atividades e projetos geniais”, Enrico Grazina Dantas, estudante da Facamp, morador de Campinas.
Esse mutirão contou com a participação super especial da Oficina Desafio, um caminhão equipado com diversas ferramentas e materiais que propõe um desafio para uma situação real e é coordenado por uma equipe de monitores do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.
No Encontro de Futuro, os moradores decidiram que para o próximo mês os moradores querem cuidar de tudo que foi realizado no mutirão promovendo ações do tipo “Adote uma planta para rega”, terminar o plantio de mudas que restaram. Para os próximos 3 meses promover educação ambiental, instalações de lixeiras nos pontos de ônibus. Os sonhos para os próximos 6 meses detalhar o projeto da praça da entrada do bairro com a proposta de ter um espaço para acontecer as reuniões comunitárias, formalizar uma Associação de Bairro, brinquedoteca e uma horta comunitária.
***** A Escola de Transformação DIST Campinas é uma parceria do Elos com a Demacamp, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal dentro da estratégia Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Territórios (DIST), inclui uma série de ações: formação de lideranças comunitárias, festival de projetos, encontros de troca de experiências, visitas de inspiração em comunidades que trilham o caminho de desenvolvimento pessoal e coletivo. Agradecemos a Prefeitura de Campinas, pelo apoio, em especial ao Gabinete do Vice-Prefeito que tem feito a articulação com as Secretarias do Governo, CPFL, em especial ao Cristiano Cucattia, Minha Campinas, e a Oficina do Desafio do MUSEU de Ciência e Tecnologia da UNICAMP, que esteve presente no Residencial Sirius e Abaeté, nos dias de mutirão.