Oficinas de sensibilização social para lideranças corporativas

Raízen, uma empresa integrada de bioenergia, procurou o Instituto Elos para uma parceria de sensibilização e formação social dos seus colaboradores. Essa iniciativa veio no âmbito de um programa de formação de lideranças da Raízen, Lider Lab, diante do propósito da empresa de “Redefinir o Futuro da Energia”, através de inovações em desenvolvimento local e energia renovável. 

A jornada foi, numa primeira fase, construída para o departamento de tecnologia com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os seus colaboradores através de ações sociais, contribuindo assim também para o desenvolvimento de competências chave de liderança do programa Lider Lab.

A proposta do Elos foi integralmente baseada na Filosofia Elos e suas metodologias, que nas suas 7 práticas: Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração e Re-evolução, favorece a percepção de um contexto de abundância, através do reconhecimento e valorização dos talentos e recursos da rede, para construção de sonhos compartilhados. 

Usando a metodologia Elos e integrando as competências de liderança do programa Lider Lab, foi desenhado um programa pedagógico, através de ações em 3 organizações sociais em Piracicaba – Casa do Hip Hop, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Casa do Amor Fraterno. O programa consiste de 4 módulos, sendo que três já foram realizados: 

Módulo 1 – O primeiro módulo foi uma introdução à Metodologia Elos e às oportunidades de desenvolvimento que cada módulo pode proporcionar, mostrando como cada aprendizado poderá ser aplicado num contexto empresarial. 

Módulo 2 – O objetivo do segundo módulo foi  ativar potências por meio do olhar apreciativo e valores compartilhados através de práticas das etapas do Olhar e Afeto. Foi uma oportunidade para aprender a olhar a abundância ao invés da  escassez  e a criarmos o afeto antes do julgamento como método para fortalecer vínculos de confiança. 

Módulo 3 – O terceiro módulo foi baseado na dimensão do pertencimento,  dando visibilidade ao propósito comum e,  a partir disso, cooperar e  co-criar  estratégias e soluções para a materialização das ações sociais, através das práticas do Sonho e Cuidado.

Módulo 4 – O último módulo, foi o do protagonismo, que teve como objetivo mobilizar as capacidades necessárias para materializar a mudança através do Milagre. Essa etapa teve como fundamento tirar as  ideias do papel e ir para a prática, colocar a mão na massa, semear resultados e realizar coisas que só são possíveis através do coletivo, cooperando para a realização do sonho comum. Após essa experiência que foi vivenciada nas instituições, seguimos pelo reconhecimento e celebração da conquista coletiva, através da Celebração e por último, evoluir na jornada, impulsionando a construção de novos sonhos ou projetos com a Re-evolução.

Através desses módulos e a colaboração com as três organizações, criamos espaço para uma experiência prática de educação e para concretização da transformação social dos colaboradores da Raízen. Passando por esses passos e essa transformação, os colaboradores são incentivados a aplicar os aprendizados dos módulos, no seu dia a dia, trabalhando assim para se tornarem líderes do novo paradigma de liderança. Um paradigma em que a liderança é centrada nas pessoas que cooperam, que são mais conscientes, que estão mais abertas e que impulsionam e reconhecem talentos. 

Fique atento ao nosso blog e às nossas redes sociais para descobrir mais sobre esse projeto!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.