Nesta entrevista exclusiva, Orland Bishop fala sobre a importância da juventude nas transformações sociais.
O mundo como vemos é uma porta pela qual a imaginação e as ideias vêm à nossa consciência. O sonho se torna intencionalidade, é a arte de criar, pois não há nada no mundo que não esteja em nossa imaginação. Meu interesse de trabalhar com jovens é que eles trazem os sonhos para este mundo.
As pessoas existem desde o começo do mundo, e o papel da juventude é reconectar a velha geração com a realidade atual. Os jovens carregam neles a inteligência para sonhar o mundo. Têm idéias, recursos e oportunidades para tornar o mundo mais significativo.
Parte dos nossos esforços deveria ser para que os jovens pensem para além da sua idade, e como vão estar daqui 10, 20, 30 anos. É um norte para como estarão vivendo no mundo que eles imaginaram. Saiba que é importante que confiem que é possível tornar este futuro uma realidade.
Nesta idade é que jovens farão a sua maior contribuição, pois podem usar suas capacidades sociais para sair das fronteiras da sociedade. Um caminho é explorar melhor o potencial humano, passando de uma economia da escassez para uma realidade de abundância.
O que eu sinto é que surgem de jovens os movimentos mais esperançosos que estão mudando realmente o mundo.
Orland Bishop é o fundador e diretor da ShadeTree Multicultural Foundation em Los Angeles. Ele é um pioneiro em abordagens sobre paz urbana e orientação de jovens em risco. Bishop combina novas idéias com formas tradicionais de conhecimento.