Conheça o projeto de Desenvolvimento Territorial realizado em parceria com a Compass Gás & Energia no município de Cubatão- SP desde 2021.
Atuar em parceria com clientes faz parte do propósito do Elos de criar impacto social juntamente com todas as pessoas que são atores sociais nos mais diversos territórios e localidades.
A parceria intersetorial, entre setor privado, poder público e organizações da sociedade civil, e com as pessoas residentes nos territórios, viabiliza a construção de uma visão de futuro compartilhada entre empresas, moradores, governo, instituições e demais atores nos projetos que realizamos. Em cada compromisso que firmamos, colocamos em prática o nosso propósito, de impulsionar o movimento de fazer acontecer já, o mundo que sonhamos.
Com a Compass Gás & Energia, realizamos desde 2021 a parceria de fomentar o desenvolvimento territorial na Vila dos Pescadores, em Cubatão – São Paulo. O programa tem ações que consideram os planos e sonhos de todas as pessoas envolvidas. Com ações elaboradas a partir da Metodologia Elos, o objetivo geral é impulsionar um movimento de transformação protagonizado pelas juventudes e residentes do bairro.
Mais de 55% da população da Vila dos Pescadores, também conhecida como Vila Siri, é de crianças, adolescentes e jovens até 25 anos, sendo que grande parte não tem opção de trabalho ou de estudo. O Elos acredita que a juventude é a grande impulsionadora da transformação que sonhamos para um melhor mundo, e que a criação de ações no território fortalece o potencial de quem mora na localidade e seu pertencimento, para gerar transformações.
E como fazer isso? No projeto com a Compass Gás & Energia, duas ações integram o projeto de Desenvolvimento Territorial na Vila dos Pescadores. É oferecida uma formação para que a juventude tenha acesso a informação, conhecimento, histórias inspiradoras, e atuem ativamente de forma cidadã em suas localidades. O grande objetivo: serem agentes sociais de transformação da sua realidade e do seu bairro. A outra jornada é com lideranças comunitárias, viabilizando seus sonhos coletivos para o bairro, através do fomento de projetos sociais locais. Esses dois eixos de atuação são estratégias para o desenvolvimento territorial, a partir de uma visão de futuro compartilhada.
O Programa Conexão Elos – Vila Siri, para jovens de 16 a 25 anos, é uma formação de 9 meses, de aprendizagem na prática, aplicando a metodologia própria do Elos focada na educação social, que fortalece a capacidade das pessoas de transformar a sua realidade. Uma formação conectada com o potencial, pertencimento e protagonismo, dimensões que são condutoras das ações para gerar resultados sólidos, e conduzida pela Metodologia Elos, baseada no olhar, no afeto, no reconhecimento dos talentos e no desenvolvimento de ações práticas.
A juventude é convidada a expressar quem é, criar e compartilhar um ambiente seguro para a sua plena expressão, fortalecendo assim seu autoconhecimento e a conexão de cada jovem com o seu potencial. Ao longo dessa jornada de 9 meses, o impacto do programa é percebido no desenvolvimento da habilidade da juventude de se expressar, de planejar sonhos coletivos e de realizar projetos a partir dos próprios talentos e das necessidades e possibilidades observadas no território.
No Ciclo 1, realizado entre os meses de julho e outubro, 17 jovens da Baixada Santista participaram de oficinas, imersões, visitas e encontros inspirados para trabalhar a dimensão Potencial.
> POTENCIAL de cada pessoa. É por aí que começa a jornada de transformação. Com encontros semanais e imersões mensais que duram o fim de semana todo, a juventude foi convidada a participar de um curso diferente. Além da programação adaptada para a realidade da rotina deste público, a formação está focada no desenvolvimento para que façam transformações em si e no lugar onde vivem. Por isso, no Ciclo 1 trabalha-se o potencial. É um convite para essa pessoa jovem se expressar, sentir-se potente como indivíduo e no coletivo, e percebendo o mais importante – a abundância de possibilidades que a rodeia.
E de onde vem a proposta deste ciclo? Dos nossos dois passos da Metodologia Elos – Olhar e Afeto (clique aqui para conhecer mais dos passos). Nesse encontro consigo mesma, com olhar apreciativo e de afeto sobre si, seu meio e o que a cerca, o convite é para seguir no Ciclo 2.
Os resultados acompanhados e visíveis ao longo deste ciclo, foi a juventude participante do curso se sentirem inspirada com as pessoas que conheceram e suas histórias sobre diferentes causas importantes para a transformação do mundo, mais conscientes de seus potenciais pessoais e como a sua atuação é relevante para a melhoria da qualidade de vida.
Agora o Ciclo 2, sobre Pertencimento, está em andamento e logo vocês poderão conhecer mais dessa jornada.
O outro eixo do projeto de desenvolvimento territorial é a formação e fortalecimento de grupos locais que elaborem projetos para a viabilização de sonhos coletivos no próprio bairro. Esse impulso ao empreendedorismo social aconteceu através de um edital para projetos comunitários – Edital Ativa a Vila. Dentro do edital, é oferecido oficinas de elaboração de projetos, feira de projetos e banca de avaliação, de forma participativa e transparente, fazendo também desta etapa uma aprendizagem coletiva, onde 5 projetos são selecionados e passam a receber a mentoria do Elos para seu desenvolvimento durante 6 meses, juntamente com recurso para aquisição de materiais e custos previstos para execução das ações.
As lideranças e moradores locais ampliam sua capacidade para propor projetos orientados por uma visão de futuro compartilhada, estimulando o empreendimento de diversas iniciativas de base comunitária, que recebem mentoria do Elos e de consultorias especializadas, além dos materiais necessários para a execução dos projetos. As lideranças dos 5 projetos são acompanhadas semanalmente com mentorias do Elos e consultoria especializada em suas áreas de atuação, como esporte, dança, cultura e geração de renda. Dessa forma, as 134 pessoas que estão participando das atividades gratuitas, ampliam o impacto social da metodologia Elos.
E os impactos gerados estão desde as pessoas aprendendo a lidar com a complexidade que é desenvolver seus projetos, com gestão de projeto (planejamento, organização, comunicação, desenho pedagógico, registros, parcerias) e gestão financeira.
O desenvolvimento dos dois eixos acontece de forma simultânea e com atividades integradas ao longo do ano de 2022 e 2023. A execução dos dois eixos: Protagonismo Comunitário e Protagonismo Jovem, apresentaram resultados de transformação individual e coletiva que potencializam o desenvolvimento territorial.
As atividades propostas até o momento trouxeram repertório de experiências reais e de formas de fazer simples, o que tem inspirado as lideranças e a juventude. E a partir das suas ações, tem recebido o reconhecimento de moradores participantes das atividades dos projetos do Edital Ativa a Vila, familiares e rede de relacionamento, gerando o impacto de transformação social no território.
Clique aqui e Conheça mais do Conexão Elos – Vila Siri. Veja também como foi a publicação do Edital Ativa a Vila.