Parceria com o Elos para o desenvolvimento territorial mobiliza jovens e lideranças locais

Conheça o projeto de Desenvolvimento Territorial realizado em parceria com a Compass Gás & Energia no município de Cubatão- SP desde 2021.

Compass

Atuar em parceria com clientes faz parte do propósito do Elos de criar impacto social juntamente com todas as pessoas que são atores sociais nos mais diversos territórios e localidades. 

A parceria intersetorial, entre setor privado, poder público e organizações da sociedade civil, e com as pessoas residentes nos territórios, viabiliza a construção de uma visão de futuro compartilhada entre empresas, moradores, governo, instituições e demais atores nos projetos que realizamos. Em cada compromisso que firmamos, colocamos em prática o nosso propósito, de impulsionar o movimento de fazer acontecer já, o mundo que sonhamos. 

Com a Compass Gás & Energia, realizamos desde 2021 a parceria de fomentar o desenvolvimento territorial na Vila dos Pescadores, em Cubatão – São Paulo.  O programa tem ações que consideram os planos e sonhos de todas as pessoas envolvidas. Com ações elaboradas a partir da Metodologia Elos, o objetivo geral é impulsionar um movimento de transformação protagonizado pelas juventudes e residentes do bairro. 

Mais de 55% da população da Vila dos Pescadores, também conhecida como Vila Siri, é de crianças, adolescentes e jovens até 25 anos, sendo que grande parte não tem opção de trabalho ou de estudo. O Elos acredita que a juventude é a grande impulsionadora da transformação que sonhamos para um melhor mundo, e que a criação de ações no território fortalece o potencial de quem mora na localidade e seu pertencimento, para gerar transformações.

Vila Pescadores
Foto: Victor Santos

E como fazer isso? No projeto com a Compass Gás & Energia, duas ações integram o projeto de Desenvolvimento Territorial na Vila dos Pescadores. É oferecida uma formação para que a juventude tenha acesso a informação, conhecimento, histórias inspiradoras, e atuem ativamente de forma cidadã em suas localidades. O grande objetivo: serem agentes sociais de transformação da sua realidade e do seu bairro. A outra jornada é com lideranças comunitárias, viabilizando seus sonhos coletivos para o bairro, através do fomento de projetos sociais locais. Esses dois eixos de atuação são estratégias para o desenvolvimento territorial, a partir de uma visão de futuro compartilhada. 

O Programa Conexão Elos – Vila Siri, para jovens de 16 a 25 anos, é uma formação de 9 meses, de aprendizagem na prática, aplicando a metodologia própria do Elos focada na educação social, que fortalece a capacidade das pessoas de transformar a sua realidade. Uma formação conectada com o potencial, pertencimento e protagonismo, dimensões que são condutoras das ações para gerar resultados sólidos,  e conduzida pela Metodologia Elos, baseada no olhar, no afeto, no reconhecimento dos talentos e no desenvolvimento de ações práticas.

Projeto no Saboó com o BTP
Jovens do Conexão Elos

A juventude é convidada a expressar quem é, criar e compartilhar um ambiente seguro para a sua plena expressão, fortalecendo assim seu autoconhecimento e a conexão de cada jovem com o seu potencial. Ao longo dessa jornada de 9 meses, o impacto do programa é percebido no desenvolvimento da habilidade da juventude de se expressar, de planejar sonhos coletivos e de realizar projetos a partir dos próprios talentos e das necessidades e possibilidades observadas no território. 

No Ciclo 1, realizado entre os meses de julho e outubro, 17 jovens da Baixada Santista participaram de oficinas, imersões, visitas e encontros inspirados para trabalhar a dimensão Potencial.

> POTENCIAL de cada pessoa. É por aí que começa a jornada de transformação. Com encontros semanais e imersões mensais que duram o fim de semana todo, a juventude foi convidada a participar de um curso diferente. Além da programação adaptada para a realidade da rotina deste público, a formação está focada no desenvolvimento para que façam transformações em si e no lugar onde vivem. Por isso, no Ciclo 1 trabalha-se o potencial. É um convite para essa pessoa jovem se expressar, sentir-se potente como indivíduo e no coletivo, e percebendo o mais importante – a abundância de possibilidades que a rodeia.

E de onde vem a proposta deste ciclo? Dos nossos dois passos da Metodologia Elos – Olhar e Afeto (clique aqui para conhecer mais dos passos). Nesse encontro consigo mesma, com olhar apreciativo e de afeto sobre si, seu meio e o que a cerca, o convite é para seguir no Ciclo 2.

Os resultados acompanhados e visíveis ao longo deste ciclo, foi a juventude participante do curso se sentirem inspirada com as pessoas que conheceram e suas histórias sobre diferentes causas importantes para a transformação do mundo, mais conscientes de seus potenciais pessoais e como a sua atuação é relevante para a melhoria da qualidade de vida. 

Agora o Ciclo 2, sobre Pertencimento, está em andamento e logo vocês poderão conhecer mais dessa jornada. 

Iniciativas comunitárias
Banca de Avaliação de projetos do Edital Ativa a Vila
Edital Ativa a Vila
Mentoria de projeto selecionado

O outro eixo do projeto de desenvolvimento territorial é a formação e fortalecimento de grupos locais que elaborem projetos para a viabilização de sonhos coletivos no próprio bairro. Esse impulso ao empreendedorismo social aconteceu através de um edital para projetos comunitários – Edital Ativa a Vila. Dentro do edital, é oferecido oficinas de elaboração de projetos, feira de projetos e banca de avaliação, de forma participativa e transparente, fazendo também desta etapa uma aprendizagem coletiva, onde 5 projetos são selecionados e passam a receber a mentoria do Elos para seu desenvolvimento durante 6 meses, juntamente com recurso para aquisição de materiais e custos previstos para execução das ações.

As lideranças e moradores locais ampliam sua capacidade para propor projetos orientados por uma visão de futuro compartilhada, estimulando o empreendimento de diversas iniciativas de base comunitária, que recebem mentoria do Elos e de consultorias especializadas, além dos materiais necessários para a execução dos projetos. As lideranças dos 5 projetos são acompanhadas semanalmente com mentorias do Elos e consultoria especializada em suas áreas de atuação, como esporte, dança, cultura e geração de renda. Dessa forma, as 134 pessoas que estão participando das atividades gratuitas, ampliam o impacto social da metodologia Elos.

Projetos Ativa a Vila

E os impactos gerados estão desde as pessoas aprendendo a lidar com a complexidade que é desenvolver seus projetos, com gestão de projeto (planejamento, organização, comunicação, desenho pedagógico, registros, parcerias) e gestão financeira.

O desenvolvimento dos dois eixos acontece de forma simultânea e com atividades integradas ao longo do ano de 2022 e 2023. A execução dos dois eixos: Protagonismo Comunitário e Protagonismo Jovem, apresentaram resultados de transformação individual e coletiva que potencializam o desenvolvimento territorial.

As atividades propostas até o momento trouxeram repertório de experiências reais e de formas de fazer simples, o que tem inspirado as lideranças e a juventude. E a partir das suas ações, tem recebido o reconhecimento de moradores participantes das atividades dos projetos do Edital Ativa a Vila, familiares e rede de relacionamento, gerando o impacto de transformação social no território.

Clique aqui e Conheça mais do Conexão Elos – Vila Siri. Veja também como foi a publicação do Edital Ativa a Vila.

Realização Elos
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos