Aprender juntos, aprender mais!

Por Val Rocha

A experiência de participar em um jogo cooperativo é uma oportunidade de aprendizagem vivencial: aprende-se sobre os seus próprios limites e como relacionar-se com o outro. Esta forma de aprender baseia-se na Pedagogia da Cooperação: um conjunto de processos, procedimentos, sinais e indicadores que apóiam aqueles que se dispõem a encontrar soluções cooperativas diante de situações-problema complexas.

Os jogos são apenas a ponta de um iceberg para aqueles que estão em busca de construir uma nova concepção de mundo que propõe uma mudança de paradigmas no que se refere às formas de interação entre os seres humanos, e entre estes e os recursos disponíveis no planeta.
É exatamente por causa da complexidade e riqueza do tema que o Projeto Cooperação inaugura em agosto de 2011 uma pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, que interessa não apenas a pedagogos, mas a toda e qualquer pessoa que investiga os processos cooperativos. Para maiores informações sobre o curso, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
E para quem quer saber um pouco mais sobre o tema agora mesmo, Fábio Brotto escreveu um texto que dá muito bem o recado e cobre aspectos como visão, princípio, processos e práticas da cooperação, que são a base do curso. Leia aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos