A gente faz o GSA desde 1999, e neste ano, com certeza foi um dos mais desafiadores de todos os tempos. Foram 60 jovens selecionados de 18 países, 18 participantes de edições anteriores na primeira edição do Círculo de Re-Evolução, 30 jovens das comunidades parceiras no Tá Ligado, 26 participantes de organizações e empresas na quarta edição do Elos Novos Líderes. Ao lado da nossa equipe, com 30 pessoas trabalhando em tempo integral, centenas de moradores do Caminho da União e Vila Progresso (Santos), Prainha no Guarujá, Guapurá (Itanhaém). Todos somam aos nossos 15 anos de história, com 403 jovens de 37 países atuando em 21 comunidades parceiras.
Nós ficamos muito felizes com as empresas que apoiam este programa tão especial, como o Fundo Socioambiental da Caixa, a Santos Brasil, o Instituto Asas, além da Prefeitura Municipal de Santos, o SESC Santos, Prefeitura do Guarujá, Prefeitura de Itanhaém e a Santa Casa.
O GSA 2014, deu o que falar: foram ao todo 34 matérias, sendo 6 em televisão, 22 na internet, 2 na rádio, 4 em mídia impressa. Veja as matérias aqui. Sem contar a página do GSA no Facebook, em dezembro de 2013 tínhamos 5500 curtidas e terminamos com mais de 11000!
O programa começa muito antes, com o processo de seleção, o Caminho do Sim, onde tivemos 749 inscrições de 60 países. O custo total por participante é de R$ 11 mil reais, e nós bancamos a metade deste valor. Vivemos um momento histórico: os candidatos que jogaram o Jogo da Abundância, além de suas captações individuais, fizeram uma campanha de captação coletiva na plataforma JUNTOS, e conseguiram alcançar 104% da meta, que representou 31% do total arrecado.
Pela segunda edição consecutiva, pudemos contar com o olhar muito lindo de Eliza Capai e Patrick Vainer, com os sete vídeos que contam de forma especial os sete passos que damos no GSA. Vale a pena ver e rever cada um deles. A fotografia sensível de Paulo Pereira, também no segundo ano, trouxe a edição precisa de Otavio Almeida, ambos do Estúdio Luzia, para registrar tudo o que aconteceu.
Vale a pena ler o relatório se você quiser saber tudo em detalhes.