Foram 653 inscrições para o Guerreiros Sem Armas de 2018, vindas de 43 países diferentes: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Congo, Costa Rica, Curaçao, Grécia, Holanda, Egito, Estados Unidos, Espanha, Estônia, França, Grécia, Índia, Irã, Irlanda, Itália, Reino Unido, Turquia, Quênia, Malta, México, Moçambique, Nepal, Nigéria, Peru, Portugal, República Tcheca, Ruanda, Senegal, Suíça, Tanzânia, Trinidade e Tobago, Turquia, Uruguai, Zâmbia, Zimbábue.
Destes, 249 se inscreveram para a Rota de Descoberta, 124 finalizaram e 89 foram selecionados. Foi estabelecido um roteiro para que participantes pudessem mostrar suas qualidades, desafios, e o ponto que se encontram nas suas vidas. A ideia central foi iniciar um processo de autoconhecimento, ao mesmo tempo, que percebe seus pontos fortes e quais precisam de mais atenção.
A Rota é dividida em três partes:
- Visão apreciativa de si mesm@
- Carta de Intenção
- Apresentação em vídeo
81 pessoas começaram o Caminho do Sim, 47 finalizaram e 37 são participantes do programa.
O Caminho do Sim é um jogo que procura despertar a sua melhor versão de maneira ativa, intuitiva, colaborativa e compartilhada. A partir de cinco etapas, buscamos:
- Avaliar a capacidade e disponibilidade de colocar em prática seu discurso, os valores e os talentos de cada participante
- Estimular se conectar em rede para realização de ações sociais de maneira coletiva
- Impulsionar uma ação que gere impacto positivo em um local, comunidade ou instituição
- Mostrar que um processo seletivo pode ser colaborativo, ao invés de competitivo.
- Garantir uma experiência significativa, potencializando a sua capacidade realizadora
A edição de 2018 acontece graças a parceria com Porto de Santos-CODESP, Fundação Arymax, Caixa Econômica Federal, Fundação FABH e apoio da Unimed, Prefeitura de Santos e Prefeitura de Cubatão.