O segundo projeto aprovado pelo Edital de Iniciativas da Rede Elos foi a iniciativa “Segure o Reggae”, que visa promover a autonomia do projeto cultural Parakundê e criar espaços de participação entre o projeto e a comunidade do Caixão, assim como outras organizações artísticas da Baixada Santista. O edital é uma iniciativa do Instituto Elos em parceria com o Instituto Lojas Renner, com direito a mentoria e fundo semente para iniciar o projeto.
Investimento feito com o fundo semente
O recurso foi utilizado para compra de materiais que possibilitam melhores condições e autonomia ao Projeto Parakundê. Foram adquiridos instrumentos novos (timbal e violão), aparelhagem de som (caixas, mesa, tripé e microfone), envelopamento dos instrumentos do grupo e uma parte foi utilizada para pagamento de cachê da Produção Executiva que ficou responsável pela gestão do projeto junto à liderança comunitária.
A segunda onda da pandemia adia etapas do projeto
Com a segunda onda da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID19) a comunidade da Favela do Caixão acabou sendo afetada de forma direta, o que acabou atrasando a realização das atividades propostas no plano de trabalho e afetando diretamente a finalização do projeto em sua data prevista.
Projeto prevê ciclo de lives
A forma de compensação, será feita com um ciclo de lives na página virtual do projeto convidando outros projetos educacionais e percussivos da região. Com a esperança de normalização pós contexto de vacinação, o projeto tem autonomia para pôr o trabalho na rua, devido à aparelhagem de som, assim como as aulas oferecerão instrumentos em melhores condições.