Quem manda notícias da Escócia, Paulo Farine e Niels Koldejwin, que estão no Field Studies Council – FSC Scotland, que fica 3 horas ao norte de Edinburgh, para uma imersão sobre como conectar a Filosofia Elos e a metodologia Process Work da Deep Democracy.
A ideia surgiu há 2 anos num encontro de GSA em Madri onde Conchi Piñeiro (GSA 2014), Melania Bigi (GSA 2015), Mara Verduin (GSA 2014), Sergio Barriento Ravero (Peix), Niels Koldejwin (Elos Foundation) começaram a explorar possibilidades de conectar a Filosofia Elos com a metodologia Process Work da Deep Democracy.
No ano passado surgiu um edital da União Europeia, no qual Melania junto com uma organização da Itália, chamada Xena, escreveram e ganharam o edital, com o projeto Go Deep. As organizações parceiras do projeto são: Xena (Itália), Altekio (Espanha) , Comunicazione Itália (Itália) , Diversity Matters (Escócia), Elos e Elos Foundation.
Process Work integra conceitos de física quântica, psicologia, antropologia e espiritualidade em um novo paradigma e uma metodologia que tem muitas aplicações. Army Mindell, em 1988, definiu o processo como o fluxo constante de informações, manifestando-se em eventos que são conectados por um princípio organizador subjacente reflete muitas leis universais. Processo de Trabalho é uma abordagem generalizada com aplicações em transformação (gestão de mudança) coletivo, transformação individual (psicoterapia), medicina, física, direito, política, desenvolvimento de liderança e arte.
Mindell cunhou o termo Deep Democracy para descrever a importância de desenvolver a conscientização e valorização de todos os níveis de experiência. Formula ainda mais a mecânica quântica em termos da relação entre o observador, o evento, bem como o método de observação. É uma nova forma radical de pensar sobre a realidade, e brilha uma nova luz sobre o valor relativo das abordagens científicas e filosóficas que tentam explicar a realidade, concentrando-se em aspectos únicos-dimensional, mas ficam aquém de abordar os fenómenos de todas as dimensões.
Por exemplo, na área da transformação coletiva e mudança organizacional, Deep Democracy inclui a ideia de que a consciência de todos os níveis pode trazer informações valiosas para grupos e líderes, ajudando-os a descobrir “O Processo”, a direção multi-dimensional que está oculta no estado mental cotidiano.
Na Escócia, Pat Back e Andy Smith foram os facilitadores do encontro, já que são certificados em Process Work. Vale ressaltar que esta metodologia é utilizada pela Tamera e pelo Zegg Forum. A proposta da imersão aqui é criar espaço para emergir algo da conexão entre Filosofia Elos e Process Work. Estavam presentes: Andrew Smith, Pat Black, Daniela Di Nora, Sergi Peix, Mara Verduin, Niels Koldewijn, Giulio Ferretto,Raul Mais Davis, Paulo Farine Milani, Emiliano Bone Ilaria Magagna.
Para começar fizeram um exercício para visualizar o que estará acontecendo no mundo daqui a 5 anos, em 2021.
Depois foram apresentados os seguintes pontos:
1) experiência sobre Process Work – Scotland,
2) experiência Jogo Oasis – Spain, abril,
3) reflexões sobre as duas experiências
4) evento para testar combinação / uso das 2 abordagens. Para acontecer na Itália, em outubro,
5) feedbacks + eventos locais envolvendo jovens,
6) feedback final, julho 2017.
Os resultados esperados: uso das metodologias e partilha intelectual do que foi desenvolvido, criado e experimentado. Criação de plataforma online, participação de jovens nos encontros e eventos, off-line, material pedagógico, guia das metodologias ou da combinação entre elas.