Equipe Elos volta para Bom Jesus por iniciativa do Instituto Lojas Renner

Em outubro e novembro de 2018 estivemos no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, a partir da parceria com Instituto Lojas Renner realizando a Vivência Oasis que culminou com a revitalização de uma praça muito valorizada pelos moradores do bairro, especialmente os que residem na Vila Pinto.

Nos últimos meses, lideranças comunitárias, moradores, escola e organizações sociais continuaram se encontrando e mantendo acesa a chama da transformação, muito inspirados pela experiência do mutirão que uniu mais 460 pessoas na praça.

Na semana passada a equipe do Elos, formada por Clarissa Borges (GSA 2012), Felipe Denz (GSA 2012) e Patrícia Ledo (GSA 2018), esteve no bairro conversando com as lideranças, ativistas culturais, equipamentos públicos e organizações sociais convidando-os a participarem de um encontro comunitário.

As conquistas coletivas da comunidade Bom Jesus

Teve espaço para um encontro com cerca de 30 pessoas. Algumas delas participaram da Vivência Oasis e estavam ansiosas para reencontrar o time todo, planejar mais e novas ações.

“Voltamos no tempo e construímos coletivamente a Linha do Tempo do Bom Jesus. Cada pessoa compartilhou os momentos marcantes do bairro e era possível ver o brilho nos olhos e os sorrisos que essas lembranças despertavam:

  1. Início do Orçamento Participativo
  2. Fórum de discussões “União de Vilas”
  3. Conquista do Posto de Saúde
  4. Conquista do Ensino Médio na Escola Antão de Faria
  5. Construção da Escola Mariano Beck
  6. Conquista da luz elétrica e do asfalto, etc”, contou Clarissa.

Em maio têm ações para fortalecer a governança comunitária

De todos esses momentos percebemos que o que tem em comum é a união em torno de um objetivo compartilhado. Após a construção da Linha do Tempo, foi apresentado o cronograma do projeto e, junto com ele, o primeiro desafio: qual o nome desse projeto? Entre várias sugestões as pessoas presentes decidiram por “Bonja Viva”. O objetivo é fortalecer a governança comunitária e apoiar iniciativas coletivas.

Em maio estamos de volta para a realização de um Show de Talentos na praça e a 1° Oficina de Futuro. Animação a gente sabe que não vai faltar!

Este projeto é uma Iniciativa Instituto Lojas Renner, realização Moradores da Bom Jesus, Metodologia Instituto Elos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos