Escola de Transformação: construindo a marca da comunidade

Entre os cursos que são oferecidos pela Escola de Transformação* está a Oficina de Iconografia, que aconteceu nos residenciais Abaeté e Sirius. A iconografia é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar um determinado tema. A pesquisa iconográfica pode enriquecer nosso olhar sobre nossa comunidade com imagens das belezas, formas construtivas, formas de escritas, cores, texturas, e fotografias de pessoas.

 001

A oficina busca um conjunto das imagens de cada comunidade que representem e expressem a cultura local e assim chegarem numa marca para a comunidade. Ela é organizada pela Ariane Lopes Mates, facilitada pelo Bruno Matinata e Clarissa Muller, da Equipe Elos.

003

 A questão central é os próprios moradores buscarem aquilo que torna a comunidade única, o que faz a comunidade interessante. A primeira coisa foi fazer em conjunto um roteiro para que todos vissem estas coisas especiais. Além disso, aconteceu uma caminhada para reconhecer as texturas, cores, formas, padrões, além de coisas marcantes na paisagem. Muito interessante a participação de duas pessoas portadoras de deficiência visual, moradores do Residencial Abaeté, que tiveram uma participação intensa.

002

Depois eles desenharam um cartão postal da comunidade (individual) apresentaram para o grupo, para que servisse como inspiração de marca. De acordo com o Bruno, para os moradores do Sirius era importante trazer de alguma forma os moradores que não conseguiram participar da oficina para dentro deste processo.
A próxima etapa foi a composição do painel de inspiração com as fotos e desenhos, definição paleta de cores, proposta identidade visual. No final, Bruno, que é designer gráfico do Elos, vai pegar essas ideias e trabalhar em cima disso e fazer uma proposta de marca para cada comunidade.

004

logos_escoladetransformacao_horizontal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.