Encontro de Futuro na Vila

 
No dia 30 de abril, cerca de 20 pessoas se reuniram na escola Estado do Pará na Vila dos Pescadores para o Encontro de Futuro, uma etapa da metodologia Elos que convida as pessoas a planejar os próximos passos, que permitam realizar novos projetos ou garantir a continuidade do que foi começado.
Este encontro faz parte do projeto de Desenvolvimento Territorial na Vila dos Pescadores é uma realização do Instituto Elos em parceria com a Compass Gás & Energia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
 
 
O objetivo do encontro foi reunir pessoas que moram na Vila dos Pescadores para compartilhar sobre os projetos que realizam (ou gostariam de realizar) no bairro e também promover o diálogo sobre quais são os sonhos de futuro para o território.
 
 
Teve gente que costura, que realiza projeto esportivo com crianças e jovens, que promove a Vila como cenário para produções audiovisuais. Foi um encontro potente, com muitas conexões e abertura para seguir caminhando de forma articulada e unida. 
As conversas facilitadas e participativas geraram uma série de ideias. Os sonhos compartilhados pelas pessoas presentes tiveram bastante a ver com oportunidades de geração de renda e profissionalização: formação de um núcleo de barbearia comunitária, um espaço de gastronomia periférica. Surgiram ainda ideias relacionadas à melhoria de qualidade de vida através de um ambiente limpo e seguro para as pessoas viverem, garantindo os direitos dos animais e oferecendo cursos de defesa pessoal para mulheres.
 
 
Durante o encontro foi lançado o “Edital de Iniciativa Ativa a Vila” que busca impulsionar projetos sociais das lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil e coletivos que contribuam para melhorar a vida em comunidade na Vila dos Pescadores em Cubatão – SP e promovam um futuro melhor, contemplando as seguintes áreas: social, cultural, ambiental, geração de renda, esportiva, cidadania e educacional. Em breve traremos os detalhes deste assunto, aguardem!O encontro foi encerrado com duas apresentações culturais: uma de Ronaldo Pereira, da equipe Elos, que declamou dois poemas de seus livros “Grito do Silêncio” (2017) e “Encontro D’eus” (2022). E outra de Andrey Gabryell Santos que cantou uma rima de sua autoria sobre suas vivências como morador de favela.
 
 
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.