Encontro de Futuro na Vila

 
No dia 30 de abril, cerca de 20 pessoas se reuniram na escola Estado do Pará na Vila dos Pescadores para o Encontro de Futuro, uma etapa da metodologia Elos que convida as pessoas a planejar os próximos passos, que permitam realizar novos projetos ou garantir a continuidade do que foi começado.
Este encontro faz parte do projeto de Desenvolvimento Territorial na Vila dos Pescadores é uma realização do Instituto Elos em parceria com a Compass Gás & Energia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
 
 
O objetivo do encontro foi reunir pessoas que moram na Vila dos Pescadores para compartilhar sobre os projetos que realizam (ou gostariam de realizar) no bairro e também promover o diálogo sobre quais são os sonhos de futuro para o território.
 
 
Teve gente que costura, que realiza projeto esportivo com crianças e jovens, que promove a Vila como cenário para produções audiovisuais. Foi um encontro potente, com muitas conexões e abertura para seguir caminhando de forma articulada e unida. 
As conversas facilitadas e participativas geraram uma série de ideias. Os sonhos compartilhados pelas pessoas presentes tiveram bastante a ver com oportunidades de geração de renda e profissionalização: formação de um núcleo de barbearia comunitária, um espaço de gastronomia periférica. Surgiram ainda ideias relacionadas à melhoria de qualidade de vida através de um ambiente limpo e seguro para as pessoas viverem, garantindo os direitos dos animais e oferecendo cursos de defesa pessoal para mulheres.
 
 
Durante o encontro foi lançado o “Edital de Iniciativa Ativa a Vila” que busca impulsionar projetos sociais das lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil e coletivos que contribuam para melhorar a vida em comunidade na Vila dos Pescadores em Cubatão – SP e promovam um futuro melhor, contemplando as seguintes áreas: social, cultural, ambiental, geração de renda, esportiva, cidadania e educacional. Em breve traremos os detalhes deste assunto, aguardem!O encontro foi encerrado com duas apresentações culturais: uma de Ronaldo Pereira, da equipe Elos, que declamou dois poemas de seus livros “Grito do Silêncio” (2017) e “Encontro D’eus” (2022). E outra de Andrey Gabryell Santos que cantou uma rima de sua autoria sobre suas vivências como morador de favela.
 
 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Encontro de Futuro na Vila

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos