Jardim Brasília revive seus tempos de mutirão com o Jogo Oasis

* Por Fernando Conte
Em setembro e outubro de 2013, o Instituto Elos e as Associações de moradores da Comunidade do Jardim Brasília, São Paulo – SP (Recanto nas Estrelas, Por do Sol e Nova União), se uniram para realizar o Jogo Oasis.
E depois de algumas reuniões de apresentação da metodologia, descobrimos que os moradores já entendiam o poder de um sonho coletivo e o que precisavam fazer para torná-lo realidade. E não tinha como ser diferente, já que durante 12 anos em sistema de mutirão, construíram suas próprias casas.
De uma terra doada pela prefeitura de São Paulo na década de 90, hoje moram 488 famílias, divididas em 3 centros habitacionais interligados. O processo de construção e de escolha de onde cada um iria morar, sempre foi o mesmo: “Começamos isto juntos e terminaremos juntos. ”, disse Maria de Jesus, uma das líderes comunitárias quando contava a história da comunidade para a equipe do OASIS.
E com o desafio de fazê-los sonhar novamente, depois de muitos anos hibernados de uma grande conquista, surgiu a vontade de construir uma passarela, mas não uma passarela qualquer. E SIM, a passarela dos sonhos da comunidade!
Mas como ela seria? – essa foi a pergunta que nós fizemos, quando este sonho apareceu de forma tão coletiva e emergencial. E a resposta foi imediata: ”Ela será de concreto, terá 16 pilares, corrimão metálico, uma grande escada de acesso e 23 metros de extensão”, disse Amadeu, um dos líderes do projeto.
E foi assim que este sonho coletivo começou a se tornar realidade. Com planejamento, organização, cuidado e foco, conseguimos mobilizar junto com a comunidade e parceiros que compraram a ideia, uma captação em materiais totalizando quase R$ 10.000,00.
Depois de 4 finais de semana consecutivos, na execução da obra, estamos a um passo de finalizar, o corrimão da escada e passarela, e partir para o sétimo e último passo do nosso OASIS: a Re-Evolução.
Nos dias 19 e 20 de outubro, faremos junto com o mão na massa uma grande festa de celebração e você também é nosso convidado. Se ficou interessado (a) em saber mais sobre a história da comunidade e sobre este OASIS, entre em contato conosco: [email protected], [email protected] ou [email protected] – time de facilitadores do OASIS Jd Brasília

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categories

Arquivos