A futura Biblioteca dos Pilões, idealizada pela comunidade local com apoio de pessoas físicas e organizações como o Instituto Elos, está arrecadando doações para a finalização do projeto. É possível doar qualquer valor diretamente na plataforma da Rede Elos, clicando aqui . A biblioteca será montada em um container, que também servirá como espaço cultural comunitário. A meta do projeto é arrecadar R$ 46 mil para finalizar o processo de construção da Biblioteca.
Após o recebimento da doação do contêiner, começou a mobilização para torná-lo habitável, com a execução de um projeto arquitetônico e agora a obra, que envolve revestimento interno e adequação e pintura externa, telhado, portas, janelas, inclusão de copa e cozinha de alvenaria, toda parte elétrica, hidráulica, paisagismo e mobiliário interno e externo, além do espaço ser acessível com rampas. Teremos também investimentos para ambientar e equipar esse espaço.
Até aqui, já recebemos algumas doações:
– Contêiner (doação direta de empresa para a associação comunitária) + frete;
– Estudo de implantação da obra da arquiteta Érika Domingues, da Arquiteta de Bolso;
– Mais de 2 mil livros (campanha da parceira Samantha Mello, serão trazidos após a finalização da obra);
– Estantes (que já fizemos toda a reforma, incluindo pintura).
A campanha continua e para quem quiser contribuir com outras coisas sem ser dinheiro, temos uma lista disponível de possíveis doações, que pode ser visualizada aqui: https://docs.google.com/document/d/1EEIMuunmZIwTOagO21W_pkltYcfOdJTFYdJ8TkCMixA/edit
Caminho de Pilões, localizada em Cubatão, é comunidade parceira do GSA 2018 e faz parte da Rede Elos de ações emergenciais. Cercado por grandes empresas em uma área de preservação ambiental, o bairro possui cerca de 500 famílias, totalizando quase 2 mil moradores, e segue sonhando com melhorias em sua infraestrutura básica.
“Qualquer comunidade ficaria feliz em conseguir realizar um sonho como esse: um espaço de leitura para os nossos jovens no meio da natureza. Com certeza vamos ajudar muito as novas gerações da nossa comunidade, que poderão ter acesso à cultura por meio da biblioteca”, comemora Manoel Clovis de Oliveira, conhecido como Cotia, liderança comunitária.
“Graças à mobilização da comunidade, a biblioteca já conta com muitos apoios. Um deles é da juíza Samantha Mello, que ajudou a impulsionar a ação e mobilizar os recursos. Também tem a parceria de longa data do Instituto Elos, que oferece assessoria técnica e apoia com a Metodologia Elos a partir de um processo participativo que conta com horas de mentoria, facilitação de reuniões e do mutirão comunitário”, conta Mariana Gauche Motta, gestora do Instituto Elos.
Para apoiar a Biblioteca de outras formas, é possível entrar em contato pelo e-mail bruna@institutoelos.org ou pelo telefone (11) 97456-1212.