A importância de um Centro Comunitário

Foto da obra

O Guerreiros Sem Armas e os primeiros passos na construção do centro comunitário garantiram aos moradores e as moradoras da Vila dos Criadores, em Santos (SP), a oportunidade de participação social em prol de um futuro melhor na comunidade. 

O centro será o primeiro equipamento comunitário da Vila dos Criadores, e mesmo antes de ficar pronto já está possibilitando que diferentes pessoas trabalhem e dialoguem de forma cooperativa. Para além da experiência de subir as paredes da obra, a comunidade está organizada para ocupar espaços de discussão em que seja possível pensar, refletir e agir para melhores condições de vida no bairro. 

Foi decidido em reunião comunitária, por exemplo, a formação de uma Associação de Melhoramentos para a Vila dos Criadores, para que haja um grupo de pessoas pensando em políticas públicas, moradia e cidade, obras contínuas de melhorias, captação de recursos, meio ambiente e mobilização social do bairro. 

Além disso, um dos objetivos dos moradores é usar o centro para fomentar, cada vez mais, vínculos e convivência entre a vizinhança, espaços de aprendizagem e projetos no bairro. Atividades físicas, culturais, formativas e de convivência são alguns dos pontos levantados por quem aguarda ansiosamente a finalização da obra.

“Como o próprio nome já diz, o centro comunitário vai juntar e centralizar toda a comunidade para planejar projetos e ter um lugar melhor. <br>Na minha vida, eu acho que terá um bom impacto porque eu me vejo participando e planejando esses projetos para causar outros impactos positivos na comunidade”. Leonardo, jovem de 17 anos morador da Vila dos Criadores

“O centro comunitário vai impactar muito na nossa favela. Vai trazer muitas coisas para nossas crianças não ficarem na rua… Terão espaço para ficar no contra-turno.  Será ótimo porque nós, mães, teremos algo para ocupar nosso tempo na comunidade também. Já sentimos os impactos do espaço porque sentimos esperança desde que a obra começou”. Amanda, moradora da Vila dos Criadores

Foto da obra

A discussão urbana e de moradia digna envolvendo o território é alvo de discussão na Câmara Judicial que está sendo conduzida pelo Ministério da Justiça de São Paulo. Esse processo garante que diferentes autoridades públicas como Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Infraestrutura, e instituições como o Instituto Elos, o Instituto Brasileiro de Direito Urbano, as Universidades, entre outros, discutam e pensem a permanência da comunidade no território e sua urbanização, ou o reassentamento em outro espaço, a partir de estudos técnicos em elaboração. 

Processos como esse levam anos até uma conclusão. Por isso, a decisão em juízo foi pela autorização do início da construção do centro comunitário da Vila dos Criadores. A decisão foi muito celebrada pela comunidade, que não vê a hora de ter acesso a espaços coletivos de convivência, esporte, cultura e lazer. 

Co-fundadora do Instituto Elos, Natasha Gabriel fala sobre a importância de um espaço em que as pessoas possam reconhecer seus laços de pertencimento, ter acesso a diversas oportunidades e se encontrar para organizar a participação social e de decisão que debate sobre o futuro.

“O centro comunitário da Vila dos Criadores é um espaço físico e simbólico em que passado-presente-futuro se encontram. É lugar de união, resiliência e criação a partir do protagonismo comunitário”
Natasha Gabriel
Co-Fundadora Instituto Elos

A campanha Dia de Doar está a todo vapor e é possível apoiar o sonho da comunidade e ajudar a transformar realidades através do acesso ao lazer, esporte, cultura, educação e bem estar social por meio do centro comunitário.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DEIXE UM COMENTÁRIO

Categorias

Arquivos

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 99675-2660
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.